Dilemas do ensino de geografia na pandemia: uma perspectiva miltoniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251941

Palavras-chave:

pandemia, educação, Milton Santos, Porto Seguro, IFBA.

Resumo

Certamente que o período de pandemia em que estamos vivendo, por causa da Covid-19, provocou mudanças nas relações em todos os setores da sociedade. O ambiente escolar passou do físico para o virtual, com professores despreparados tecnologicamente para um novo modelo de ensino e de comunicação com seus alunos. As escolas, em todas as esferas de governança, mostraram que além da carência em infraestrutura básica, algumas sequer possuíam uma rede de internet capaz de auxiliar professores e alunos. Esse texto traz uma visão de professores de geografia no campus do Instituto Federal da Bahia na cidade de Porto Seguro sob uma visão crítica elaborada por Milton Santos na relação entre território e educação.

Biografia do Autor

Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira-Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Professor de Geografia no Instituto Federal da Bahia/Campus Porto Seguro.

Leonardo Thompson da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Campus Porto Seguro.

Jeorge Luís Martins de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

José André Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Porto Seguro, BA, Brasil

Professor de Filosofia com Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, no Campus de Porto Seguro.

Referências

DANTAS, A.; TAVARES, M. A. Introdução ao pensamento de Milton Santos: reflexões sobre o “Trabalho do Geógrafo...”. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 15, n. 3, p. 139-148, 2011. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74237. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74237. Acesso em: 26 jan. 2021.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7ª.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2020.

SANTOS, Milton. O país distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. Organização, apresentação e notas de Wagner Costa Ribeiro; ensaios de Carlos Walter Porto Gonçalves. São Paulo: Publifolha, 2002.

SANTOS, Milton. O trabalho do geógrafo no terceiro mundo. 3ª.ed. São Paulo: Hucitec, 1991.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O ensino superior público e particular no território brasileiro. Brasília – DF. ABEMES, 2000.

Downloads

Publicado

2022-04-11

Como Citar

Cerqueira-Neto, S. P. G. de, Silva, L. T. da, Oliveira, J. L. M. de, & Ribeiro, J. A. (2022). Dilemas do ensino de geografia na pandemia: uma perspectiva miltoniana. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(1), 153–165. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251941