Dilemas do ensino de geografia na pandemia: uma perspectiva miltoniana
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251941Palavras-chave:
pandemia, educação, Milton Santos, Porto Seguro, IFBA.Resumo
Certamente que o período de pandemia em que estamos vivendo, por causa da Covid-19, provocou mudanças nas relações em todos os setores da sociedade. O ambiente escolar passou do físico para o virtual, com professores despreparados tecnologicamente para um novo modelo de ensino e de comunicação com seus alunos. As escolas, em todas as esferas de governança, mostraram que além da carência em infraestrutura básica, algumas sequer possuíam uma rede de internet capaz de auxiliar professores e alunos. Esse texto traz uma visão de professores de geografia no campus do Instituto Federal da Bahia na cidade de Porto Seguro sob uma visão crítica elaborada por Milton Santos na relação entre território e educação.
Referências
DANTAS, A.; TAVARES, M. A. Introdução ao pensamento de Milton Santos: reflexões sobre o “Trabalho do Geógrafo...”. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 15, n. 3, p. 139-148, 2011. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74237. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74237. Acesso em: 26 jan. 2021.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7ª.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2020.
SANTOS, Milton. O país distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. Organização, apresentação e notas de Wagner Costa Ribeiro; ensaios de Carlos Walter Porto Gonçalves. São Paulo: Publifolha, 2002.
SANTOS, Milton. O trabalho do geógrafo no terceiro mundo. 3ª.ed. São Paulo: Hucitec, 1991.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O ensino superior público e particular no território brasileiro. Brasília – DF. ABEMES, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira-Neto, Leonardo Thompson da Silva, Jeorge Luís Martins de Oliveira, José André Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.