Processo de ensino-aprendizagem e o pensamento geográfico: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251412Palavras-chave:
Apropriação dos conhecimentos geográficos, Alfabetização cartográfica, Pensamento ou raciocínio geográfico, Conhecimento pedagógico do conteúdo.Resumo
Os processos de ensino-aprendizagem referente aos conteúdos geográficos, devem se fazer presentes no cotidiano escolar, para isso o professor necessita da busca pelo domínio e conhecimento pedagógico do conteúdo a ser trabalhado, haja vista que estes estão envoltos por métodos e modos para torná-los efetivos. A partir disso, este artigo objetiva proporcionar aos leitores, um conhecimento referente a algumas formas e caminhos para a construção dos saberes no percurso formativo de alunos da educação básica. Esse processo de ensino-aprendizagem é iniciado no primeiro ano do ensino fundamental I, sendo implementado no processo formativo através da alfabetização cartográfica. Na metodologia apresentada neste trabalho, é necessário a realização de abstrações e generalizações do conteúdo por parte dos alunos. Assim, no decorrer desse caminho de formação, há processos externos e internos que agem sobre as atividades mentais desses estudantes, as quais estão ligadas numa vinculação entre empírico e teórico, o qual abre possibilidades e caminhos para a construção do saber. Nessa metodologia, é relatado que os alunos ao serem inseridos nesse processo de ensino-aprendizagem, vão pouco a pouco construindo o conhecimento, até chegar a sua finalização, caracterizada pela concretização do pensamento. Essa sucessão de aprendizagens é resultante de um desenvolvimento de competências e habilidades, que vão sendo desenvolvidas a partir da capacidade intelectual de cada aluno, de modo que consigam aprender por si mesmos. Objetivando a concretização, efetivação e excelência do processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar do ensino básico, esse trabalho propõe aos professores a usufruírem de meios e métodos dos quais são condizentes com a realidade e as vivências do público alvo, a fim de promover a seus alunos a ampliação e compreensão do mundo geográfico em suas mais diversas escalas, buscando relacionar os conteúdos científicos com a vida cotidiana, desde contextos mais próximos, até em escalas macro.
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