O estado da arte do ensino de Cartografia para o 6º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251864

Palavras-chave:

Geografia, ATLAS.ti, cartografia, estado da arte, ensino fundamental.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar o que as pesquisa em nível stricto sensu apontam sobre o ensino da cartografia no 6º ano da educação básica. Para isso, foi realizado um estudo do tipo estado da arte através das teses e dissertações presentes na Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações – BDTD, no período de 1967 até 2020. O processo de análise foi realizado a partir do ciclos de codificação proposto por Saldanã (2013) e com o auxílio do software de análise de dados ATLAS.ti. A partir do processo de análise, foram encontradas 10 pesquisas que abordavam o ensino da cartografia no 6º ano do ensino fundamental, portanto, escopo desta pesquisa. Os principais resultados apontam para a concentração de pesquisas nas regiões Sul e Centro-oeste do país. Percebe-se que a utilização de tecnologias digitais tem favorecido a transformação do ensino de cartografia, aponta-se também que esse é um campo necessitado de pesquisas, sobretudo, no que diz respeito a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Biografia do Autor

Diego Andrade de Jesus Lelis, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE da PUCPR. 

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular do Programa Strcto Sensu em Educação, do Curso de Pedagogia e licenciaturas da PUCPR. 

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Publicado

2022-04-11

Como Citar

Lelis, D. A. de J., & Labatut Portilho, E. M. (2022). O estado da arte do ensino de Cartografia para o 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(1), 134–152. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251864