Possiblidades de ensino e planejamento do professor: um olhar para as práticas, procedimentos e estratégias docentes a partir dos planos de ensino
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.264745Mots-clés :
BNCC, docentes, ensino fundamental anos finais, práticas, procedimentos e estratégias de ensino, geografia escolarRésumé
Este artigo tem como proposta investigativa a necessidade de refletir sobre elementos pedagógicos adotados em sala de aula e com este fim objetiva investigar as práticas, procedimentos e estratégias adotadas pelos professores de Geografia no Ensino Fundamental Anos Finais a partir da análise dos planos de ensino de Geografia Escolar. Para tanto, tornou-se imprescindível um levantamento bibliográfico acerca da abordagem da Geografia a partir da BNCC/Brasil e das práticas, procedimentos e estratégias dos professores selecionados. Na metodologia, utilizou-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa que se deteve na coleta de dados dos planos de ensino utilizados pelos professores do Ensino Fundamental Anos Finais, sendo considerados cinco professores distintos de diferentes instituições dos municípios da Paraíba. Os resultados da pesquisa foram considerados com o apoio do documento oficial proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e constatou-se que os professores demonstram utilizar as orientações da Base em suas práticas pedagógicas. Todavia, também se observou algumas fragilidades a partir das práticas expostas nos planos de ensino. Visto isso, o presente estudo se mostra como possibilidade para que os docentes, discentes ou a sociedade enquanto pessoas interessadas cogitem a possibilidade de compreender algumas das práticas, procedimentos e estratégias pedagógicas utilizadas no ensino de Geografia dentro do contexto escolar.
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