Pedagogias para educação do campo: um novo (re)criar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253458

Palavras-chave:

educação, escolas, campo.

Resumo

O presente texto tem como objetivo compreender como os docentes que atuam nas escolas do campo percebem a construção de pedagogias próprias para sua prática docente. A metodologia da pesquisa é do tipo qualitativa, tendo como procedimento metodológico levantamento bibliográfico sobre a produção científica da temática de educação do campo, organização de um roteiro de perguntas no Google Formulários, respondidas por 12 educadores que atuam em escolas do campo no segundo semestre de 2021, e, por fim, a sistematização dos dados obtidos. Conclui-se que uma pedagogia que atenda à realidade dos educandos do campo, nasce a partir das experiências e das lutas dos coletivos envolvidos na reivindicação por direitos de autodeterminação das populações que vivem no campo.

Biografia do Autor

Victória Zaupa Montini, Universidade Estadual Londrina

Graduada em Geografia, Universidade Estadual de Londrina

Margarida de Cássia Campos, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutorado na Universidade de Coimbra-PT e doutora em Geografia pela UFSC, Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Montini, V. Z., & Campos, M. de C. (2022). Pedagogias para educação do campo: um novo (re)criar. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(3). https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253458