Ensino de geografia: categorias de análise e percepções do espaço de vivência pelos alunos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.242433Schlagworte:
Geografia escolar, Estágio supervisionado, Espaço vividoAbstract
Este artigo analisa os resultados das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado, componente obrigatório do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, desenvolvido em turma do 8º “B”, modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA, de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Campina Grande, PB. A problemática foi a distância entre a Geografia e a Geografia Escolar, especialmente, na EJA. Assim, buscou-se intervir em sala de aula, de forma a possibilitar a aproximação das categorias de análise geográficas aos conhecimentos empíricos dos alunos. Nessa perspectiva, objetivou-se observar a dinâmica das aulas da professora regente; traçar o perfil dos discentes; elaborar e aplicar um plano de intervenção. A pesquisa se delineou como colaborativa, visto que, a pretensão foi de investigar-agir com a contribuição das professoras de estágio e regente; dos estagiários (o estágio aconteceu em dupla em virtude da disponibilidade de turmas) e; da turma. Trabalhou-se majoritariamente na perspectiva da Geografia humanista, contextualizando as percepções dos alunos acerca do espaço vivido com os conceitos geográficos na construção de um olhar espacial crítico. Observou-se o despertar da percepção espacial do alunado a partir do ambiente escolar, de sua identidade e relações de pertencimento.
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