Values construction and citizenship: a necessary approach in the geography teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253594

Keywords:

Formação cidadã, Construção de valores, Ensino de Geografia.

Abstract

The reflection discusses about values necessary for the construction of citizenship in the teaching of geographyschool. It is considered that there are ethical values that contribute to the constitution of appropriate conducts, based on processes involving empathy, respect, cooperation, solidarity, dialogue, in addition to critical awareness processes, which contribute to human emancipation.It proposes to investigate the extent to which the construction of values enables citizen formation. It involves an exploratory research, based on the productions identified in the Capes Thesis and Dissertations Bank, whose focus is on the period 2010-2018. The interest is to bring to the debate possible reflections from the teaching of geography, considering the need for human formation based on the construction of values that contribute to citizen educationand the effective exercise of citizenship. Thus, it is evident that, from the proposition, awareness-raising and provocative geographical view of reality and human interactions in society, it is possible to rethink values and contribute, through school geography, to the emancipation of subjects and the exercise of citizenship.

Author Biographies

Carina Copatti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora Adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade, Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2019) com Pós-doutorado em Políticas Educacionais pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UFFS, campus Chapecó. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014). Graduada em Pedagogia Pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, 2020). Foi avaliadora no Programa Nacional do Livro Didático nas seguintes edições: PNLD 2017 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental; PNLEM 2018 - Geografia - Ensino Médio; PNLD 2019 - Geografia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2020, anos finais do Ensino Fundamental; PNLD 2021 - objeto 1 - Projetos Integradores; PNLD 2021 - objeto 2 - Obras por grande área do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Foi coordenadora adjunta na avaliação dos livros didáticos - PNLD 2019, versão de adequação à BNCC. Trabalhou durante dez anos em escola do campo, atuando no ensino de Geografia para alunos do campo e indígenas, construindo pesquisas que envolvem ensino de Geografia, educação escolar indígena e educação do campo. Concentra suas pesquisas na área de Geografia e Educação, principalmente nos seguintes temas: Políticas educacionais, livro didático, diversidades, educação geográfica e pensamento geográfico de professor. É integrante do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF), do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, Ensino e Formação de Professores de Geografia (GECEF) e vice-líder do Grupo de Investigadores Iberoamericanos em Educação Geográfica (IIEG).

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroestes do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). Pos doutorado na UAM- Universidade Autonoma de Madrid Espanha . Professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Orientadora de mestrado e de doutorado e supervisora de pós-doutorado no Programa de Pós graduação em Educação nas Ciências- UNIJUI. Professor colaborador na Universidade Federal da Fronteira Sul com orientação no mestrado de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação geográfica, geografia, ensino de geografia, cidade e cidadania.Bolsista PQ/CNPq- Nivel 1D

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Published

2022-08-19

How to Cite

Copatti, C., & Callai, H. C. (2022). Values construction and citizenship: a necessary approach in the geography teaching. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(2), 206–225. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253594