‘Deje toda la esperanza a usted que entra’: la práctica pedagógica por instalación geográfica, el sueño en signos y símbolos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.258318Palabras clave:
arte, criatividade, metodología de ensino, imaginaciónResumen
En el portal del infierno estaba estampada la frase: “Abandona toda esperanza, tú que entras”. En estado de sueño estaría Dante, a punto de recorrer un largo y arduo camino donde la esperanza se confirmaría en sinónimo de ausencia. Este trabajo nos invita a seguir un camino basado en una práctica pedagógica donde el arte y la creatividad, en signos y símbolos, se materializaron en la construcción de una Instalación Geográfica, ésta como metodología de enseñanza y que se llevó a cabo con los estudiantes del Internado Supervisado III de la VIII semestre de la Licenciatura Completa en Geografía en la Universidad Regional del Cariri (URCA). El texto que sigue, fue desarrollado en una ruta de construcción, o haciendo una analogía con el infierno dantesco, que el lector embriagado de imaginación puede dejar en el limbo a los círculos (pecados) más espantosos y llamativos en los sueños de los estudiantes, que fue, por tanto, el objeto central a trabajar y representar en signos y símbolos. Esta práctica atravesó los ensueños de Walking Life, Man and his Symbols (Jung) e Hell (Dante). Que el lector pase por esta práctica embriagado de imaginación y creatividad.
Citas
ALIGHIERI, D. A Divina Comédia: Inferno. Versão em prosa, notas, ilustrações e introdução por Helder L. S. da Rocha. Ilustrações de Gustave Doré Sandro Botticelli e William Blake. – São Paulo, 1999.
JUNG, Carl G. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1964.
BARTHES, R. Elementos de semiologia. Tradução de Izidoro Blikstein. – 19. ed. – São Paulo: Cultrix, 2012.
GAMBARATO, R. R.. Signo, significação, representação. Communicare (São Paulo), v. 5, p. 45-53, 2005.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 10 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
GODOY, P. A produção do espaço: uma reaproximação conceitual da perspectiva lefebvriana. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (23), 125-132.
MAY, Rollo. A Coragem de criar /; tradução de Aulyde Soares Rodrigues. — Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 25 ed. Editora Vozes. RJ. 187p. 2010. São Paulo: Contexto, 1998.
PINO, A. A interação social: perspectiva sócio-histórica. IDÉIAS, São Paulo, n.20, p. 49-58, 1993a.
PINO, A. A criança, seu meio e a comunicação. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 12, n.261, p. 9-15, 1993b.
PONTUSCHKA; N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
RIBEIRO, E. S. Um estudo sobre o símbolo, com base na semiótica de Peirce. Estudos Semióticos (USP), v. 6, p. 46-53, 2010.
SOARES. M. L. de A. Girassóis ou Heliantos maneiras criadoras de conhecer o geográfico. Sorocaba-sp. Linc. 2001.
SACCOMANI, Maria Claudia Silva.. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vygotski. 1. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. v. 1. 240p.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Org: Michael Cole... [et al.]; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. – 7.ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Emerson Ribeiro, Diego Leite Alexandre, Carlos Augusto Barros da Silva, Cassio Expedito Galdino Pereira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.