A imaginação criadora como possibilidade metodológica nas aulas de Geografia: Uma experiência no PIBID

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.250853

Mots-clés :

Ensino de Geografia, imaginação poética, fenomenologia.

Résumé

O presente artigo pretende discutir as possibilidades do uso da imaginação criadora, ou poética, como metodologia do ensino de Geografia, pois após observações feitas em aulas de Geografia para alunos do ensino médio de Salvador, notamos que o aporte teórico-metodológico que os professores adotam para suas aulas não buscam tocar no que se refere a imaginação dos alunos, muitas vezes ela não é incentivada e explorada para a construção dos saberes geográficos. Neste contexto, vamos discutir a luz do filósofo Bachelard (1991,1993,1994,2006) a imaginação, em destaque a imaginação poética, suas possibilidades e como ela pode ser trabalhada em sala de aula, depois vamos tentar propor um diálogo com o autor Vygotsky (2009) que tem uma ideia relativamente parecida com a de Bachelard sobre esta temática, mas faz conexões com a aprendizagem. Para análise desta pressuposição foi feita uma experiência no projeto de iniciação à docência no Instituto Federal da Bahia e com isso analisamos que a imaginação poética pode ser bastante benéfica para as aulas de geografia, se adotada como um elemento metodológico para compor as aulas de Geografia

Biographie de l'auteur-e

Anderson Castro de Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Licenciado em Geografia (IFBA - Salvador)

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Publié-e

2022-08-19

Comment citer

Santana, A. C. de. (2022). A imaginação criadora como possibilidade metodológica nas aulas de Geografia: Uma experiência no PIBID. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(2), 1–13. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.250853