Estágio supervisionado em Geografia : experiências e contribuições curriculares nos anos finais do ensino fundamental no contexto da Amazônia Paraense
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257697Mots-clés :
estágio, formação docente, componentes curriculares, ensino de Geografia., Estudos AmazônicosRésumé
O presente artigo tem como objetivo geral: relatar as práticas e experiências do estágio supervisionado em Geografia, realizado na escola Padre Salvador Traccaiolli, instituição de ensino público que está localizada na área urbana do município de Castanhal (PA). As ações realizadas no estágio se concentraram nos últimos anos do ensino fundamental, segundo o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Sendo assim, foram desenvolvidas atividades de Geografia e Estudos Amazônicos, amparados por documentos orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular de Educação Infantil e Ensino Fundamental do estado do Pará. São documentos que fortalecem o currículo escolar e contribui para a formação docente. Por isso, esse estudo apresenta a seguinte questão-problema: “como o estágio pode contribuir significativamente na formação docente do professor de Geografia no âmbito regional?”. Neste ínterim, foram constatados que as práticas e experiências do estágio concebem um mosaico de saberes que contribuiu significativamente o futuro profissional em educação.Références
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