Estágio curricular supervisionado e formação docente: uma análise à luz das novas diretrizes nacionais – Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.266989Mots-clés :
estágio curricular supervisionado, formação docente, diretrizes curricularesRésumé
O objetivo deste trabalho é analisar o estágio curricular supervisionado e sua importância para a formação docente, à luz das novas diretrizes nacionais, com ênfase nos desafios e possibilidades de implementação. Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica e seleção e análise de documentos normativos que regulamentam a formação inicial dos professores da Educação Básica no Brasil, a saber: a Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024; o Projeto de Resolução de diretrizes específicas para o planejamento e execução do estágio curricular supervisionado e, o Edital de Chamamento da Consulta Pública, publicado em março de 2025. Considera-se que, essas diretrizes evidenciam uma reconfiguração profunda do papel do estágio na formação inicial de professores, pois propõem mudanças estruturais no planejamento e execução do estágio, exigindo reorganização institucional, parcerias interinstitucionais efetivas e ações formativas contínuas.
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© Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Carlos Alexandre de Bortolo , Luana Barbosa Durães , Rahyan de Carvalho Alves 2025

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