Estágio curricular supervisionado e formação docente: uma análise à luz das novas diretrizes nacionais – Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.266989

Mots-clés :

estágio curricular supervisionado, formação docente, diretrizes curriculares

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar o estágio curricular supervisionado e sua importância para a formação docente, à luz das novas diretrizes nacionais, com ênfase nos desafios e possibilidades de implementação. Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica e seleção e análise de documentos normativos que regulamentam a formação inicial dos professores da Educação Básica no Brasil, a saber: a Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024; o Projeto de Resolução de diretrizes específicas para o planejamento e execução do estágio curricular supervisionado e, o Edital de Chamamento da Consulta Pública, publicado em março de 2025. Considera-se que, essas diretrizes evidenciam uma reconfiguração profunda do papel do estágio na formação inicial de professores, pois propõem mudanças estruturais no planejamento e execução do estágio, exigindo reorganização institucional, parcerias interinstitucionais efetivas e ações formativas contínuas.

Bibliographies de l'auteur-e

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) (2025). Mestra em Geografia pelo PPGEO/Unimontes (2023-2025). Graduada em Geografia licenciatura pela Unimontes (2018-2022)

Carlos Alexandre de Bortolo, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor efetivo no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado no curso de Licenciatura (2008) e Bacharelado (2011) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho na Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNESP)

Luana Barbosa Durães, Universidade Estadual de Montes Claros

Pedagoga e Especialista em Educação. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Montes Claros

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor efetivo no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros. Doutor e Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN)

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Publié-e

2025-08-07

Comment citer

Rocha, V. T. R., Bortolo, C. A. de, Durães, L. B., & Alves, R. de C. (2025). Estágio curricular supervisionado e formação docente: uma análise à luz das novas diretrizes nacionais – Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. Revista Ensino De Geografia (Recife), 8(2), 124–139. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.266989