Teoria da ação comunicativa e neomodernidade à luz da educação geográfica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.261005

Mots-clés :

modernidade, neomodernidade, racionalidade, educação geográfica

Résumé

O presente artigo procura contextualizar a neomodernidade enquanto paradigma para construção epistemológica da Educação Geográfica, tendo como ponto central uma reflexão situada da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas e a intersubjetividade, que constituem elementos fundantes para a compreensão do trabalho docente na contemporaneidade e se colocam como campo de desafios e possibilidades para situar o ensino de geografia diante dos novos signos do presente. Diante deste desafio, elegemos as pesquisas tipo “estado da arte” ou “estado do conhecimento” de caráter bibliográfico para dar suporte a nossas intervenções. A partir da proposta habermasiana, que chamamos aqui neomoderna, visualizamos uma educação geográfica que, no esforço coletivo da aprendizagem mediada linguisticamente possibilite aos seus sujeitos um domínio cognitivo-instrumental das atividades vinculadas à cultura e que na vivência destas atividades garantam o espaço para afirmação das identidades pessoais.

Biographie de l'auteur

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPE. Bolsista de Produtividade do CNPQ.

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Publiée

2024-01-11

Comment citer

Santos, F. K. S. dos. (2024). Teoria da ação comunicativa e neomodernidade à luz da educação geográfica. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(3), 1–22. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.261005