O uso do teatro de fantoches sobre as regiões brasileiras nas aulas de geografia do ensino fundamental: uma experiência do pibid/geografia/ufsm 2018
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240475Parole chiave:
ensino de Geografia, Teatrode Fantoches, monitorias do PIBID GeografiaAbstract
A temática regionalização brasileira integra o currículo do 7º ano do Ensino Fundamental da EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, devendo, assim, ser abordada com os estudantes de forma lúdica e interativa para desenvolver noções críticas e reflexivas sobre a organização do espaço do nosso país. Assim, pensou-se a presente proposta pedagógica pautada no Teatro de Fantoches como ferramenta mediadora da construção de saberes. Teve-se como objetivo da atividade fazer com que os estudantes de Educação Básica desenvolvam habilidades e competências para reconhecer as disparidades e semelhanças entre as Regiões Brasileiras (classificação do IBGE), comparando e compreendendo o porquê dessa regionalização. Além disso, pretendeu-se identificar os “tipos culturais” de cada região do Brasil, desmistificar os estereótipos comumente associados a cada parte do país e produzir um Teatro de Fantoches sobre a temática regionalização, estimulando a criatividade e a produção textual entre os alunos. Toda a proposta pedagógica contou com o acompanhamento e monitoria dos bolsistas PIBID/Geografia/UFSM, nos meses de Setembro e Outubro de 2018. Com base nas atividades desenvolvidas, concluímos que a proposta pedagógica ajudou a consolidar muitos conhecimentos acerca da temática regionalização brasileira entre os estudantes da Educação Básica e foi uma experiência enriquecedora aos bolsistas PIBID/Geografia/UFSM por vivenciarem a sala de aula e interagirem com o seu futuro campo de atuação. Portanto, acreditasse que a proposta logrou êxito e cumpriu o seu papel enquanto uma intervenção pedagógica que colabora com a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e, de mesmo modo, com a formação dos futuros docentes de Geografia.
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