Excursões e aula de campo em geografia: um olhar diferente sobre o semiárido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244684

Palavras-chave:

Análise da paisagem, Caatinga, Estereótipos regionais, Nordeste, Trabalho de campo

Resumo

O semiárido nordestino envolve uma área de aproximadamente 1.120.000 km² distribuído entre 1.262 municípios. Embora seja tratado muitas vezes como ambiente seco e adverso, o semiárido apresenta uma ampla diversidade de elementos naturais, histórico-culturais e áreas economicamente desenvolvidas. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a relação sociedade-natureza e a diversidade paisagística natural e cultural do semiárido a partir de excursões envolvendo aulas de campo. A excursão envolveu alunos e professores de graduação em geografia (licenciatura plena).  Foram visitados os municípios de Juazeirinho, Patos e Sousa na Paraíba e diversas temáticas foram discutidas de forma prática, como vegetação da caatinga, clima, geologia, geomorfologia, paleontologia, recursos hídricos e economia do semiárido. As atividades práticas de excursões envolvendo aulas de campo se demonstraram de fundamental importância para a formação profissional do licenciado em geografia, permitindo o desenvolvimento de novos conceitos, novos olhares e pensamentos críticos sobre diversas temáticas envolvendo o semiárido nordestino.

Biografia do Autor

Thiago dos Santos Dantas, Universidade Estadual da Paraíba

Departamentos de Geografia, Centro de Humanidades.

Joel Maciel Pereira Cordeiro, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do Departamento de Geografia, Centro de Humanidades

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Publicado

2020-04-08

Como Citar

Dantas, T. dos S., & Cordeiro, J. M. P. (2020). Excursões e aula de campo em geografia: um olhar diferente sobre o semiárido. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(1), 18–30. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244684