Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estudos universitários: revista de cultura?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Os trabalhos submetidos a Estudos Universitários devem ser enviados eletronicamente pelo endereço: 
 
2. Todos os autores e coautores precisam informar o número ORCID no ato da submisão do original. Artigos cujos autores não possuem ORCID não serão avaliados. Para inserção do ORCID na plataforma, deve ser retirado o "s" do https do endereço ORCID. Caso ainda não possua numero ORCID, favor obtê-lo através do endereço: https://orcid.org/

3. A revista Estudos Universitários publica um volume por ano, sendo um número por semestre.
 
4. Os textos são recebidos em fluxo contínuo, mas com datas limites para a publicação em cada número.
 
5. A Revista publica os seguintes gêneros: artigos originais e/ou de revisão; resenhas; entrevistas; relatos de experiência profissional; ensaios; contos; poemas e traduções.
 
6. Os artigos originais e/ou de revisão constituem uma seção fixa em cada número; podem tratar de temas diversos relativos ao escopo geral do periódico ou podem compor dossiês temáticos, de acordo com as chamadas.
 
7. A Revista recebe, para a seção de artigos e resenhas avaliados por pares, trabalhos individuais de doutores ou em coautoria. Para os trabalhos em coautoria, o autor principal precisa ter o título de doutorado
 
8. A publicação ou não dos demais gêneros fica condicionada ao desenho editorial de cada número. 
 
9. Os textos enviados pelos autores devem ser inéditos, com exceção de republicações especiais. 
 
10. A seleção e a avaliação de entrevistas, relatos de experiência profissional, ensaios, contos, poemas e traduções são de responsabilidade dos editores e do conselho editorial. Esses textos também podem ser escritos por autores convidados.
 
11. A Revista adota o sistema de avaliação duplo-cego para os artigos originais e/ou de revisão e resenhas.
 
12. Os textos não deverão exceder 20 páginas, no caso dos artigos; 15 páginas, no caso dos ensaios; e 5 páginas, no caso das resenhas.
 
13. O autor deverá submeter duas versões de seu texto. Uma delas destinada à avaliação pelos pares, sem qualquer identificação de autoria (documento original), e outra, identificada, para publicação no caso de o trabalho ser aprovado (documento suplementar). Ambas as versões devem seguir a formatação descrita a seguir:
     a. Tipo de arquivo: formato “.doc”, gerado pelo programa Microsoft Office Word ou similar.
     b. Configurações gerais: tamanho de página A4 (210 x 297 mm); margens 2,5; espaçamento entre linhas de 1,5; fonte Times New Roman (corpo 12); recuo de 1cm no início do parágrafo; recuo de 4cm nas citações; uso de itálico para termos estrangeiros, títulos de livros e periódicos e para termos em destaque. Títulos de seções e subseções devem usar Times New Roman, corpo 12, negrito.
     c. Título: centralizado, fonte Times New Roman, corpo 16, negrito. O título dos trabalhos escritos em língua portuguesa deverá ser procedido pela tradução para o inglês, com a mesma formatação do título. No caso de trabalhos escritos em língua estrangeira, a tradução do título deverá ser em português.
     d. Autor: Fonte Times New Roman, corpo 14. Na versão identificada do trabalho, os nomes dos autores deverão constar duas linhas abaixo do título, alinhados à direita, seguido pela sigla da instituição a que está vinculado o autor do texto, profissão e titulação máxima.
     e. Resumo e Abstract: Deve ter, no máximo, 250 palavras e ser escrito duas linhas abaixo do nome do autor, fonte Times New Roman, corpo 11, espaçamento entre linhas simples, e com recuo de 2 cm à esquerda e à direita. O resumo deverá ser seguido pela sua tradução, em inglês, no caso de textos escritos em português. Para os textos em língua estrangeira, o resumo na língua estrangeira deverá ser procedido pelo resumo em língua portuguesa.
     f. Palavras-chave e Keywords: Entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, devem constar na linha abaixo do Resumo; o mesmo deve ocorrer com as Keywords referentes ao Abstract.
     g. Texto: fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5.
     h. Citações com mais de três linhas: Devem seguir o formato abaixo:
 
Estilo Revista Estudos Universitários. Recuo de 4 cm à esquerda, sem aspas, sem itálico. Fonte Times New Roman, corpo 11, espaçamento entre linhas simples. As citações em língua estrangeira devem oferecer a tradução em nota de rodapé. A referência deve vir em seguida. (REVISTA, 2020, p. 15).
 
Obs. – Se houver destaques nas citações, grafar apenas o destaque em itálico (ou respeitando o uso gráfico do original, quando for o caso) e informar entre parênteses, após a numeração da página se o destaque é seu ou do texto original da citação. Por exemplo:
 
Estilo Revista Estudos Universitários. Estilo Revista Estudos Universitários. Estilo Revista Estudos Universitários. Estilo Revista Estudos Universitários. Estilo Revista Estudos Universitários. Estilo Revista Estudos Universitários.  (REVISTA, 2020, p. 15, grifos do autor).
 
     i. Citações com até 3 linhas: Devem ser indicadas de acordo com o NBR 10520/ ABNT, entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta. (Ex.: REVISTA, 2020, p. 12-26).
     j. Notas explicativas: Devem estar restritas ao mínimo indispensável e deverão ser apresentadas no rodapé da página. As notas não devem ser usadas para referência bibliográfica. Estas devem ser feitas no corpo do trabalho.
     k. Referências: Devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023 / ABNT e listadas no final do texto em ordem alfabética. Somente devem ser relacionados nas referências os documentos citados ao longo do trabalho. 
     l. Gráficos e Tabelas: Devem aparecer no espaço destinado a eles pelo autor, em harmonia com o texto ao qual faz alusão. Devem estar precedidos de título (fonte Times New Roman, corpo 12) e sucedidos pela palavra “Fonte”, indicando a autoria no sistema autor-data (usar fonte Times New Roman, corpo 11).
     m. Imagens e Ilustrações: Deverão ter a qualidade mínima de 300 dpi. Elas deverão ser identificadas com título ou legenda e designadas, no texto, como figura (Figura 1, Figura 2 etc.) e dispostas no corpo do texto. Devem também ser sucedidas pela palavra “Fonte”, indicando autoria. Usar a mesma formatação de fonte dos gráficos e tabelas. Imagens com direitos autorais de terceiros devem ser usadas com a permissão dos seus respectivos autores ou detentores.
     n. Anexos ou Apêndices: Só devem ser incluídos quando forem imprescindíveis à discussão empreendida. Devem ser colocados após as referências, precedidos da palavra “Anexo” ou “Apêndice”.
 
14. Os textos que não obedecerem às normas não serão submetidos à análise.
 
15. Os originais não serão devolvidos aos autores.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. O tema do trabalho tem relação com alguma das chamadas em aberto para publicação de trabalhos na Revista.

  7. O autor principal do trabalho é professor/pesquisador com título de doutorado. 

  8. Os números ORCID de todos os autores do trabalho foram informados no ato da submissão.
 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os textos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos textos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.