Autistas e os espaços escolares adaptados, de Ana Flávia Teodoro de M. Oliveira
DOI :
https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.252088Mots-clés :
Transtorno do Espectro Autista (TEA), design sensorial, espaços escolares, adaptações.Résumé
Na obra Autistas e os espaços escolares adaptados (Mercado de Letras, 2020), Ana Flávia Teodoro de M. Oliveira procura conscientizar os profissionais ligados à área da educação de que a adaptação dos espaços físicos da escola, como a sala de aula, é primordial para a inclusão e a aprendizagem das crianças autistas. O livro está organizado em dois capítulos. No primeiro, intitulado As experiências sensoriais dos autistas e o design escolar, a autora introduz o leitor na problemática da educação especial e as barreiras do espaço escolar; no segundo, A construção de espaços escolares inclusivos para estudantes autistas, Oliveira analisa as categorias de organização espacial e de controle dos estímulos sensoriais. Trata-se de uma importante leitura devido ao aumento de estudos e pesquisas sobre a educação inclusiva e, principalmente, porque o tema precisa ser estimulado a fim de promover o bem-estar de crianças autistas e sua inserção social.Références
OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro M. Autistas e os espaços escolares adaptados. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020.
Téléchargements
Publié-e
2021-12-14
Comment citer
Bastos, A. K. P. de H. (2021). Autistas e os espaços escolares adaptados, de Ana Flávia Teodoro de M. Oliveira. Estudos Universitários, 38(2), 401–410. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.252088
Numéro
Rubrique
Resenha