Autistas e os espaços escolares adaptados, de Ana Flávia Teodoro de M. Oliveira

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.252088

Mots-clés :

Transtorno do Espectro Autista (TEA), design sensorial, espaços escolares, adaptações.

Résumé

Na obra Autistas e os espaços escolares adaptados (Mercado de Letras, 2020), Ana Flávia Teodoro de M. Oliveira procura conscientizar os profissionais ligados à área da educação de que a adaptação dos espaços físicos da escola, como a sala de aula, é primordial para a inclusão e a aprendizagem das crianças autistas. O livro está organizado em dois capítulos. No primeiro, intitulado As experiências sensoriais dos autistas e o design escolar, a autora introduz o leitor na problemática da educação especial e as barreiras do espaço escolar; no segundo, A construção de espaços escolares inclusivos para estudantes autistas, Oliveira analisa as categorias de organização espacial e de controle dos estímulos sensoriais. Trata-se de uma importante leitura devido ao aumento de estudos e pesquisas sobre a educação inclusiva e, principalmente, porque o tema precisa ser estimulado a fim de promover o bem-estar de crianças autistas e sua inserção social.

Biographie de l'auteur-e

Ana Karine Pereira de Holanda Bastos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE/PE)

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou a graduação (Língua Portuguesa e Francesa) e o mestrado em Letras/Linguística na mesma instituição. Trabalha como professora e ministra disciplinas ligadas à educação linguística, língua portuguesa, literaturas, português instrumental, leitura e produção de texto, comunicação empresarial, metodologia da pesquisa científica, francês instrumental, redação e linguagem jurídica (presencial e EAD). É atualmente professora substituta do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras da UFPE. Atuou também como professora substituta no curso de Letras na Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Nazaré da Mata. Exerce, na Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação - SEDE/PE, a função de professora e técnico-pedagógica, sendo responsável pela elaboração de material didático, pareceres, planejamento e execução da formação continuada dos professores de Língua Portuguesa da Rede de Ensino. Possui experiência no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior; na correção de textos em bancas de concurso, dissertações e teses, na elaboração e revisão de Projetos Pedagógicos e na Consultoria em Língua Portuguesa. Atualmente é professora substituta no departamento de Letras/CAC/UFPE. Área de atuação em pesquisas: Linguística Histórica; Linguística Aplicada, Discurso Publicitário; Lexicologia (neologias e arcaísmos) e Tradições Discursivas.

Références

OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro M. Autistas e os espaços escolares adaptados. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020.

Publié-e

2021-12-14

Comment citer

Bastos, A. K. P. de H. (2021). Autistas e os espaços escolares adaptados, de Ana Flávia Teodoro de M. Oliveira. Estudos Universitários, 38(2), 401–410. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.252088