Jean-Luc Godard e o cinema moderno

Auteurs-es

  • Osman de Freitas

Mots-clés :

UFPE, Estudos Universitários, Revista de cultura, Osman de Freitas

Résumé

Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) espera a aproximação do guarda rodoviário, leva a mão ao revólver. Grande plano do revólver: giro do tambor e estampido. Invadindo a tela, o enorme plano do revólver denuncia a tremenda gratuidade do gesto. O plano, posto em confronto com os momentos anteriores dessa primeira sequência (furto do carro, recusa de Michel em conduzir a garota do cais e as da estrada, o monólogo pe­la estrada afora), forja o clima de ambiguidade que seria o próprio móvel do compor­tamento humano, e que será o móvel dos personagens e do novo esquema dramático que nos dá ACOSSADO (À BOUT DE SOUFFLÉ), filme de Jean-Luc Godard.

Comment citer

de Freitas, O. Jean-Luc Godard e o cinema moderno. Estudos Universitários, 2, 121–125. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/254861

Numéro

Rubrique

Estudos