Uma abordagem morfológica para a caracterização de estrelas e galáxias
Palavras-chave:
UFPE, Estudos Universitários, Revista de cultura, Astronomia, Astrofísica extragaláctica, Morfologia Matemática, Processamento Digital e Análise de Imagens, PDAI, NASA, Alcione Jandir CandéasResumo
Algumas das questões de grande interesse para a humanidade são objeto de estudo da Astrofísica extragaláctica, uma das especializações da Astronomia que visa formular idéias básicas com relação à origem e ao destino do Universo. Em sua tarefa de busca para atender a essas questões, muitos projetos de observação do céu implicam a coleção de uma grande quantidade de dados. Entretanto, nem todos os objetos astronômicos atualmente detectáveis pelos instrumentos existentes encontram-se devidamente catalogados. Com o avanço da precisão dos instrumentos de observação e registro nas últimas décadas, muitos objetos estão surgindo nas imagens capturadas sem que se possa proceder com a imediata identificação visual e catalogação.
O problema da discriminação entre estrelas e galáxias é um tema que vem sendo bastante considerado no âmbito das pesquisas que utilizam imagens astronômicas. O sucesso da atividade de discriminação de objetos depende das características selecionadas para identificar as classes de interesse. O trabalho (1) no qual está fundamentado este artigo apresenta uma abordagem original para a caracterização de objetos astronômicos baseada na técnica conhecida como Morfologia Matemática, com um maior destaque nas informacões de tamanho e forma em níveis de cinza.
Considerando que o ramo de Processamento Digital e Análise de Imagens (PDAI) tomou um grande impulso na década de 60 devido ao programa espacial da NASA que visava melhorar a qualidade das imagens capturadas das sondas espaciais, este trabalho representa também uma tentativa de reavivar o interesse da comunidade atual de pesquisa em PDAI para aplicações em Astronomia, bem como motivar a multidisciplinaridade.