NARRATIVAS DA MEMÓRIA: Juventude Negra e Direitos Humanos em Belo Horizonte/MG

Autores

  • Silvia Regina Lorenso de Castro

Palavras-chave:

UFPE, Estudos Universitários, Revista de cultura, Juventude Negra, JUBA, Silvia Regina Lorenso de Castro,

Resumo

A juventude sempre encontrou formas diferentes e múltiplas de se expressar. Nos idos de 1990, diversos jovens do Aglomerado Santa Lúcia – ASL – em Belo Horizonte/MG, reuniam-se em grupos de jovens ligados à Igreja Católica, e nos espaços de lazer conhecidos como o “som” (o “som do Zé Maria”, o “o som do Zé Pedro”, o “som do Ticaia”). Tratarei aqui de relatar a experiência e os desdobramentos da atuação de uma das organizações da juventude local. Refiro-me ao grupo de jovens JUBA - Juventude Unida da Barragem - o grande e histórico mobilizador da juventude em todo o Aglomerado.

Biografia do Autor

Silvia Regina Lorenso de Castro

Doutoranda em Literatura Luso-Brasileira, professora de Língua Portuguesa na Universidade do Texas/EUA. Mestre em Semiótica e Lingüística Geral (USP). Membro- fundadora da Comissão de Direitos Humanos do Aglomerado Santa Lucia – BH/MG. E-mail: silvialorenso@gmail.com.

Downloads

Como Citar

Castro, S. R. L. de. (2010). NARRATIVAS DA MEMÓRIA: Juventude Negra e Direitos Humanos em Belo Horizonte/MG. Estudos Universitários, 26(7), 65–74. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/256146

Edição

Seção

Estudos