Ensino de Diagramas para Projeto: Relato do ensino do método diagramático em projetos de arquitetura e design de interiores.

Igor Villares de Carvalho, Nicole Ferrer

Resumo


O aprendizado de projeto de arquitetura é um processo contínuo durante a formação do estudante. A utilização de meios de expressão gráfica, aliados ao estudo da plástica, são ferramentas que o professor tem para transmitir os métodos e conhecimentos necessários para a construção das habilidades projetuais do estudante. O uso de diagramas na arquitetura moderna e contemporânea apresenta-se como importante instrumento projetual, utilizado com bastante relevância desde os trabalhos da Bauhaus, nos anos 20, e ganhando considerável relevância nos anos 80 e 90 como definidores das ações de projeto. Neste contexto, o presente artigo apresenta a experiência, métodos de ensino e resultados obtidos pelos alunos do curso de extensão intitulado “Diagramas para projeto arquitetônico”, ministrado no Centro Universitário Brasileiro, em RecifePE. O artigo também discute as questões mais conflituosas no ensino de diagramas e seu papel como apoio ao ensino de projeto de arquitetura. 

Palavras-chave


diagrama; projeto; ensino; arquitetura.

Texto completo:

PDF

Referências


BARKI, José. Diagrama como discurso visual: uma velha técnica para

novos desafios. In: Anais 8º DoCoMoMo BRASIL. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

COSTA, Lúcio. Considerações sobre arte contemporânea (1940). In: Lúcio

Costa, Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995.

EISENMAN, Peter. House IV. Eisenman Architects, sem data. Disponível em:

. Acesso em 20 Set. 2018.

FRACALOSSI, Igor. O Ensino do Desenho / Lucio Costa. ArchDaily Brasil, 07

Nov 2013. Em: Disponível em: . Acesso em: 19 Jun. 2018.

GARCIA, Luis Paulo Hayashi. O diagrama no processo de concepção

arquitetônica. 255f. Monografia (graduação) – Centro Universitário Senac.

Arquitetura e Urbanismo. 2016.

LASEAU, Paul. Graphic Thinking for Architects and Designers. New York:

Van Nostrand Reinhold, 1989.

MARTINS, Cláudia Alonso. O Desenho como forma de comunicação da

arquitetura. 141f. Dissertação (mestrado) – Universidade Presbiteriana

Mckenzie. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. 2013.

MONTANER, Josep Maria. Depois do movimento moderno: Arquitetura da

segunda metade do século XX. Barcelona, Gustavo Gili, 2001.

MONTANER, Josep Maria. Do diagrama às experiências, rumo a uma

arquitetura de ação. Barcelona: G. Gili, 2017.REVISTA GEOMETRIA GRÁFICA, Ano 2018, Vol. 2, n.1. ISSN 2595 – 0797 38

MONTENEGRO, Gildo. O traço da idéia: bases para o projeto de

arquitetura. São Paulo: Blucher, 2016.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. 2ª Edição. São Paulo: Martins

Fontes, 2008. 384p.

PORTER, Tom. The Architects Eye: Visualization and Depiction of Space

in Architecture. London: Chapman & Hall, 1997.

SOUZA, Samir Cristino de; DOURADO, Luis. Aprendizagem baseada em

problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino

educativo. Holos (Natal. Online) , v. 5, p. 182-200, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.