AS MARCAS CONTEMPORÂNEAS E SUAS PECULIARIDADES GRÁFICAS

André de Souza, Madalena Grimaldi

Resumo


Este artigo apresenta uma análise das transformações nas últimas décadas de
três marcas brasileiras bem conhecidas. Procurou-se mostrar como suas
características gráficas atuais fazem dessas representações uma amostra das
tendências estéticas contemporâneas no campo do desenvolvimento de
identidades visuais. Realizou-se também uma breve reflexão quanto à linguagem
visual que esses desenhos podem assumir no futuro. 


Palavras-chave


análise gráfica; marcas contemporâneas; design gráfico; comunicação visual

Texto completo:

PDF

Referências


CAMPBELL-DOLLAGHAN, Kelsey. O que é flat design? (2013). Disponível em: . Acesso em 16 Abr 2015.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

CHAGAS, Felipe Moraes Pinheiro das. Design Líquido: uma investigação sobre a construção das identidades contemporâneas. Dissertação. (Mestrado em Design) – Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de

Janeiro, 2009.

CHRISTO, Débora Chagas. O campo do design e a consagração das logomarcas: estudo da relação entre as instâncias de legitimação e consagração do campo do design e a linguagem gráfica das logomarcas produzidas nas décadas de 60 e 70. Dissertação.

(Mestrado em Design) – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos: desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

SOUZA, André Antônio de. Análise Gráfica das Marcas da Copa do Mundo de Futebol. 88 f. Monografia (Especialização em Técnicas de Representação Gráfica) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.