Arquitetura de dentro para fora: oficina de dimensionamento de projeto com gabaritos positivos.

Igor Villares, Walkyria Tsutsumi

Resumo


Um dos momentos decisivos no curso de arquitetura e urbanismo acontece quando os alunos, após trabalhar com composições espaciais e adquirir conhecimentos acerca do desenho arquitetônico, passam a conceber e representar seus projetos através do desenho e não apenas através maquete física volumétrica. Neste momento, o aluno passa a lidar com a espacialidade de maneira diferente, precisa ser capaz de propor espaços e não apenas representá-los através do desenho,precisando, portanto, da habilidade para dimensionar espaços que irão receber as atividades advindas do programa de projeto. Notando as dificuldades nesta vital fase do ensino das disciplinas de projeto arquitetônico, o presente artigo apresenta ferramentas de ensino de dimensionamento de projeto através de módulos de mobiliário em oficinas denominadas de “Arquitetura de Dentro para Fora” desenvolvidas através de três semestres na disciplina de Atelier de Projeto III,ministrada na Universidade Católica de Pernambuco, em Recife-PE. Além da discussão dos resultados obtidos, que demonstraram serem superiores aos resultados utilizando a metodologia tradicional, o artigo também discorre sobre as diferentes metodologias e fontes de pesquisa para o dimensionamento de projeto arquitetônico e sua representação.


Palavras-chave


dimensionamento; desenho; arquitetura; ensino; metodologia.

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