Análises homológicas da geometria projetiva na obra de Djanira da Motta e Silva como estratégia didática: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-0797.2022.256822Palavras-chave:
Geometria Gráfica, Arte, Geometria Projetiva, Homologia, Teoria das Inteligências MúltiplasResumo
Utilizar a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner para promover e facilitar a compreensão de conceitos abstratos, que são sempre um desafio para os professores, foi a alternativa utilizada na estratégia didática apresentada/relatada neste artigo. A experiência didática em estudo ocorreu no primeiro semestre de 2021, durante as aulas de “Geometria Projetiva” do Curso de Licenciatura em Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo principal da experiência didática foi analisar as obras de Djanira da Motta e Silva, artista modernista brasileira, para verificar se elas possuem propriedades homólogas da Geometria Projetiva. A experiência teve dois objetivos específicos. O primeiro buscou compreender a concepção estética da artista pesquisando sua biografia e o contexto social em que vivia. Enquanto que o segundo foi realizar pesquisa bibliográfica sobre Homologia (Teoria Projetiva) para subsidiar a análise de duas de suas pinturas, “O Circo” (1944) e “Estudo para o cartaz da peça teatral ‘Orfeu da Conceição’” (1956), para identificar a possível presença de transformações homólogas. Após completar a experiência didática, foi possível afirmar que as duas pinturas apresentam exemplos de transformações homólogas. Fato que leva a conclusão de que ambas possuem conteúdo geométrico intrínseco. Foi possível perceber também que a experiência didática tornou o conceito Geométrico de Homologia menos abstrato, o que pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem e aproximar o tema dos alunos.
Referências
ALMEIDA, Horhanna; MAXSUELLY, Rute; MELO, SANDRA DE SOUZA. Construção de uma cartilha digital de análises homológicas das obras de Joan Miró e Salvador Dalí. In: GRAPHICA 2017 – XII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Anais eletrônicos... Araçatuba (SP) UNIP, 2018. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2021.
COSTA, Mario Duarte; COSTA, Alcy Vieira. Geometria gráfica tridimensional: transformações projetivas. Vol. 3. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1994.
FRAZÃO, Dilva. Biografia de Djanira da Motta e Silva. 2020. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/djanira/#:~:text=Djanira%20da%20Motta%20e%20Silva%20(1914%2D1979)%20foi%20uma,para%20sua%20casa%20em%20Salvador>. Acesso em: 19 abr. 2021.
FORTE, Graziela Naclério. Djanira da Motta e Silva: modernista de cenas e costumes brasileiros. Revista Novos Rumos, v. 54, n. 1, 2017. Disponível em: < https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/8523>. Acesso em: 02 mar. 2022.
FURLANETO, Audrey. Djanira, de boia-fria a uma das maiores pintoras do país. 2014. O Globo. Caderno de Cultura – Artes Visuais. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/djanira-de-boia-fria-uma-das-maiores-pintoras-do-pais-12855532>. Acesso em: 27 abr. 2021.
GUEDES, Nadja; SANTOS, Maria. A teoria da perspectiva fundamentada pela geometria projetiva. In: VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design GRAPHICA, 2007, Curitiba, Paraná, Brasil, 2007. Anais... Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/237118977_A_TEORIA_DA_PERSPECTIVA_FUNDAMENTADA_PELA_GEOMETRIA_PROJETIVA>. Acesso em: 02 mar. 2022.
INSTITUTO ITAÚ CULTURAL. Djanira. Enciclopédia Itaú Cultural. 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9397/djanira>. Acesso em: 19 abr. 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARIOTTI, Maria Alessandra. A geometria em sala de aula: reflexões sobre ensino e aprendizagem. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2019. 232 p.
MELO, Sandra de Souza. Transformações geométricas: isometrias, semelhanças, afinidades e projetividades. 2020. 103p. Apostila – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
MONTEIRO, Carlos Eduardo; DE CHIARO, Sylvia. (Org.) Fundamentos psicológicos do ensino e da aprendizagem. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
PARANÁ, Secretaria de Educação do Estado do. Teoria das inteligências múltiplas. [202-]. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/. Acesso em: 02 jun. 2022.
PROCOPIO, Luana Simone. Engajamento acadêmico no ensino de desenho técnico: diretrizes para a prática docente na educação profissional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife-PE, 2022.
SILVA JUNIOR, Gesiel T. Contando a Arte de Djanira. São Paulo: Noovha America, 2004.
SILVA JUNIOR, Gesiel T. História de Djanira, brasileira de Avaré. São Paulo: Arcádia, 2000.