Análises homológicas da geometria projetiva na obra de Djanira da Motta e Silva como estratégia didática: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2022.256822

Palavras-chave:

Geometria Gráfica, Arte, Geometria Projetiva, Homologia, Teoria das Inteligências Múltiplas

Resumo

Utilizar a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner para promover e facilitar a compreensão de conceitos abstratos, que são sempre um desafio para os professores, foi a alternativa utilizada na estratégia didática apresentada/relatada neste artigo. A experiência didática em estudo ocorreu no primeiro semestre de 2021, durante as aulas de “Geometria Projetiva” do Curso de Licenciatura em Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo principal da experiência didática foi analisar as obras de Djanira da Motta e Silva, artista modernista brasileira, para verificar se elas possuem propriedades homólogas da Geometria Projetiva. A experiência teve dois objetivos específicos. O primeiro buscou compreender a concepção estética da artista pesquisando sua biografia e o contexto social em que vivia. Enquanto que o segundo foi realizar pesquisa bibliográfica sobre Homologia (Teoria Projetiva) para subsidiar a análise de duas de suas pinturas, “O Circo” (1944) e “Estudo para o cartaz da peça teatral ‘Orfeu da Conceição’” (1956), para identificar a possível presença de transformações homólogas. Após completar a experiência didática, foi possível afirmar que as duas pinturas apresentam exemplos de transformações homólogas. Fato que leva a conclusão de que ambas possuem conteúdo geométrico intrínseco. Foi possível perceber também que a experiência didática tornou o conceito Geométrico de Homologia menos abstrato, o que pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem e aproximar o tema dos alunos.

Biografia do Autor

Olga de Lira Soares Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Discente da Licenciatura em Expressão Gráfica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Mariana Buarque Ribeiro de Gusmão, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Departamento de Expressão Gráfica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

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Publicado

2022-12-07

Edição

Seção

ARTIGOS