Analisando obras do artista Paul Cézanne com um olhar homológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2022.256823

Palavras-chave:

Geometria Projetiva, Homologia, Arte Moderna, Paul Cézanne

Resumo

Há uma importante relação entre o mundo das Artes Plásticas e os estudos relacionados à Geometria Projetiva. Este trabalho tem por objetivo buscar demonstrar essa relação, se fundamentando nos aspectos em que essas áreas estão alicerçadas. Para isso, o artista francês Paul Cézanne, considerado o pai da Arte Moderna, foi escolhido para ser estudado, se restringindo especificamente a duas de suas importantes obras: “As Grandes Banhistas” e “Natureza-Morta com Melancia e Romãs” que serão analisadas partindo de uma visão estética-histórica, bem como uma análise partindo de um olhar Homológico. Buscando assim, ampliar a visão dos leitores para compreenderem essa relação, na qual características estéticas importantes de obras podem estar fundamentadas em conceitos das transformações projetivas. E para dar fiabilidade ao que será exposto, este trabalho se constitui através de embasamentos teóricos de diversos escritores que se dedicaram a estudar e explanar essas temáticas aqui apresentadas. A partir das análises realizadas, podemos observar que é possível identificar relações homológicas nos elementos que compõem as obras examinadas.

Biografia do Autor

David Rai da Silva Gadelha, Universidade Federal de Pernambuco

Discente da Licenciatura em Expressão Gráfica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Gabriel Varela Soares da Silva, Colégio GGE

Graduado em Licenciatura em Expressão Gráfica. Colégio GGE, Recife, Brasil. Professor do Ensino Básico.

Sadi da Silva Seabra Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Departamento de Expressão Gráfica. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Referências

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Publicado

2022-12-07

Edição

Seção

ARTIGOS