Analisando obras do artista Paul Cézanne com um olhar homológico
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-0797.2022.256823Palavras-chave:
Geometria Projetiva, Homologia, Arte Moderna, Paul CézanneResumo
Há uma importante relação entre o mundo das Artes Plásticas e os estudos relacionados à Geometria Projetiva. Este trabalho tem por objetivo buscar demonstrar essa relação, se fundamentando nos aspectos em que essas áreas estão alicerçadas. Para isso, o artista francês Paul Cézanne, considerado o pai da Arte Moderna, foi escolhido para ser estudado, se restringindo especificamente a duas de suas importantes obras: “As Grandes Banhistas” e “Natureza-Morta com Melancia e Romãs” que serão analisadas partindo de uma visão estética-histórica, bem como uma análise partindo de um olhar Homológico. Buscando assim, ampliar a visão dos leitores para compreenderem essa relação, na qual características estéticas importantes de obras podem estar fundamentadas em conceitos das transformações projetivas. E para dar fiabilidade ao que será exposto, este trabalho se constitui através de embasamentos teóricos de diversos escritores que se dedicaram a estudar e explanar essas temáticas aqui apresentadas. A partir das análises realizadas, podemos observar que é possível identificar relações homológicas nos elementos que compõem as obras examinadas.
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