Geraldo de Barros: arte e geometria projetiva
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-0797.2022.256826Palavras-chave:
Geometria Projetiva, Geraldo de Barros, Arte e MatemáticaResumo
O presente trabalho traz uma discussão sobre a trajetória do artista brasileiro Geraldo de Barros, apresentando um pouco de sua vida, história, bem como suas contribuições em diferentes áreas ligadas às artes. Em seguida faremos uma leitura crítica e factual sobre duas de suas obras de arte, intituladas: “Movimento Contra Movimento” e “Fotoforma”. Nesta análise foram evidenciadas algumas características artísticas e técnicas identificadas nas obras. Por fim faremos uma segunda leitura das obras, desta vez sob a perspectiva da Geometria Projetiva com ênfase nas transformações homológicas, procurando identificar possíveis relações entre os elementos determinantes na criação das obras.
Referências
ABAJO, F. J. R. de; BENGOA, V. A. Transformaciones Geométricas. Dibujo Técnico II: 2º Bachillerato. Barcelona: Editora Donostiarra, 2006, p.37-58.
BRUNNER, Paulo Sergio; Homologia Plana. Cabo Frio, 2007.
COSTA, Mario Duarte; COSTA, Alcy Vieira. Geometria Gráfica Tridimensional Vol. III: Transformações Projetivas. (1994). Editora Universitária UFPE.
MELO, Sandra de Souza, e VIEIRA, Glaucia Milena. (2015). A HOMOLOGIA PRESENTE NA OBRA SURREALISTA DO ARTISTA PLÁSTICO MARCOS CARVALHO. Conferência Geometrias & Graphica.
MOVIMENTO contra Movimento. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em:
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra3996/movimento-contra-movimento>. Acesso em: 14 de Abr. 2021.
RODRIGUES, A. J. Geometria Descritiva - Projetividades Curvas e Superfícies. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S.A., 1968.
FOTOFORMA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em:
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra65295/fotoforma>. Acesso em: 16 de Abr.
Boletem Foto-Cine 8, n° 87 (Fevereiro-Março de 1954). Disponível em: https://post.moma.org/the-absence-and-presence-of-photography-at-the-second-sao-paulo-bienal/. Acesso em: 22 fev. 2022