Experienciando a tectônica a partir da geometria espacial

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2024.265253

Mots-clés :

ensino, tectônica, forma, estrutura

Résumé

A abordagem do conceito tectônico não é nova, e o ensino dessa temática tem sido uma preocupação nos cursos de arquitetura e urbanismo. Uma discussão de cunho teórico é necessária. Porém, não é indicado criar lacunas com a prática tectônica, regida pelo entendimento da arquitetura como um processo construtivo e sistemático entre os aspectos formal, material e estrutural. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre tectônica e o trato de seu ensino, apresentando algumas ferramentas/instrumentos que podem auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem; e a experiência do ensino da tectônica no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, pontuando os desafios e êxitos de uma realidade prática e interdisciplinar da tectônica. É importante ter um espaço físico para o desenvolvimento das práticas tectônicas. Na ausência, algumas estratégias podem ser adotadas, como o caso da disciplina de Tectônica III do curso de arquitetura e urbanismo da UFPE: início por uma dimensão formal, a partir da compreensão de formas estruturais baseadas na geometria espacial; compreensão de estratégias estruturais com base em projetos arquitetônicos existentes; aplicação de equações e gráficos sobre pré-dimensionamentos. O ensino da tectônica é um desafio e adaptações são necessárias, considerando o contexto real dos cursos.

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Publiée

2024-12-23

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