Produção Científica sobre o Ensino em Administração: uma Avaliação Envolvendo o Enfoque do Paradigma da Complexidade∗

Lisiane Quadrado Closs, Juliane Viégas Aramburu, Elaine Di Diego Antunes

Resumo


compreensão de questões cada vez mais complexas exige um novo tipo de educação, que enfoque as
várias dimensões do ser humano e da sociedade requeridas para enfrentar os desafios deste início de século
XXI. Sob essa ótica, o artigo visa analisar a produção científica sobre o ensino na área de Administração e o
alinhamento desta com os princípios desenvolvidos por Morin para a educação do futuro, baseando-se no
paradigma da complexidade. Foram analisados 103 artigos apresentados no Encontro Nacional de Pós-
Graduação em Administração, na área de ensino e pesquisa, nos anos de 2002 a 2005. Verificou-se que
vários deles não contemplam nenhum dos sete saberes necessários à educação do futuro, propostos por
Morin (2003). A maioria ainda enfoca questões relacionadas ao ensino sob uma linha estritamente
positivista, fragmentada, não contemplando as diversas dimensões dos seres humanos e suas inter-relações.
Alguns artigos tratam de temáticas presentes no pensamento complexo de forma superficial e poucos
adotam a perspectiva da complexidade como embasamento para seus estudos. Através das indagações e
reflexões feitas, buscou-se favorecer a ampliação do conhecimento na área e a formação profissional
consciente e pertinente à complexidade da nova sociedade do conhecimento.

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