Produção Científica sobre o Ensino em Administração: uma Avaliação Envolvendo o Enfoque do Paradigma da Complexidade∗

Autores

  • Lisiane Quadrado Closs UFRGS
  • Juliane Viégas Aramburu UFRGS
  • Elaine Di Diego Antunes UFRGS

Resumo

compreensão de questões cada vez mais complexas exige um novo tipo de educação, que enfoque as
várias dimensões do ser humano e da sociedade requeridas para enfrentar os desafios deste início de século
XXI. Sob essa ótica, o artigo visa analisar a produção científica sobre o ensino na área de Administração e o
alinhamento desta com os princípios desenvolvidos por Morin para a educação do futuro, baseando-se no
paradigma da complexidade. Foram analisados 103 artigos apresentados no Encontro Nacional de Pós-
Graduação em Administração, na área de ensino e pesquisa, nos anos de 2002 a 2005. Verificou-se que
vários deles não contemplam nenhum dos sete saberes necessários à educação do futuro, propostos por
Morin (2003). A maioria ainda enfoca questões relacionadas ao ensino sob uma linha estritamente
positivista, fragmentada, não contemplando as diversas dimensões dos seres humanos e suas inter-relações.
Alguns artigos tratam de temáticas presentes no pensamento complexo de forma superficial e poucos
adotam a perspectiva da complexidade como embasamento para seus estudos. Através das indagações e
reflexões feitas, buscou-se favorecer a ampliação do conhecimento na área e a formação profissional
consciente e pertinente à complexidade da nova sociedade do conhecimento.

Biografia do Autor

Lisiane Quadrado Closs, UFRGS

Doutora em Administração. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Endereço: Rua Washington Luis,
855 – Porto Alegre/RS – CEP:90010-460,

Juliane Viégas Aramburu, UFRGS

Doutoranda em Administração pela UFRGS, Mestre em Administração.

Elaine Di Diego Antunes, UFRGS

Doutora em Administração. Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-

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Publicado

2010-06-23

Edição

Seção

Artigos