Responsabilidade Social e Isomorfismo Organizacional: paradoxo de ações (anti)éticas em busca de legitimidade no mercado brasileiro∗

Autores

  • Luciano Mendes PPGA/UFGRS
  • Francisco Giovanni David Vieira
  • Carlos Jaelson Abanese Chaves

Resumo

empresas que vêm investindo na área. Com os escândalos financeiros de corporações como Enrol e
WorldCom, empresas têm adotado práticas para dirimirem questionamentos éticos quanto às suas
condutas. Por outro lado, a globalização aumentou consideravelmente a competitividade. Nesse
contexto, as empresas buscam formas de se diferenciarem, para se tornarem competitivas, e ao
mesmo tempo formas de se legitimarem perante a sociedade. Como uma espécie de decorrência,
investimentos em responsabilidade social têm aumentando significativamente. Todavia, as
empresas que adotam a prática de responsabilidade social são inquestionáveis no quesito ética? Foi
com base nesse cenário, por vezes nebuloso, que este trabalho buscou verificar o comportamento
ético de empresas que atuam no mercado brasileiro e investem importantes quantias de recursos
em responsabilidade social. Com uma visão alicerçada na teoria institucional, e com base em
pesquisa documental e bibliográfica, o trabalho apresenta o paradoxo de empresas que se dizem praticantes de responsabilidade social e que reduziram a quantidade de produtos nas embalagens
dos seus produtos e não comunicaram tais reduções aos consumidores, nem muito menos
reduziram o preço dos seus produtos.

Biografia do Autor

Luciano Mendes, PPGA/UFGRS

Doutorando em Administração do PPGA/UFGRS, Mestre em Administração. Professor da Universidade Estadual
Paulista. Endereço: Rua 44, n. 776, Bairro Baroni, Barretos/SP, CEP: 14780-190.

Francisco Giovanni David Vieira

Pós-Doutor em Administração, Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Administração. Professor e Pesquisador
da Universidade Estadual de Maringá.

Carlos Jaelson Abanese Chaves

Mestre em Administração. Professor do Centro de Ensino Superior de Maringá.

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Publicado

2010-06-23

Edição

Seção

Artigos