O PAPEL DOS GANHOS ECONÔMICOS E DE IMAGEM CORPORATIVA NA ESTRUTURAÇÃO DOS CANAIS REVERSOS
Resumo
Com sistemas de produção cada vez mais eficientes, qualidade de produto e processos tendendo azero defeitos e margens de lucro estreitas em ambientes de alta competitividade, todas as ações
estratégicas e operacionais empresariais precisam ser direcionadas para a manutenção de clientes,
obtenção da máxima eficiência em todas as operações e na preservação de sua imagem
corporativa. Neste contexto, o gerenciamento dos produtos que retornam do mercado por
diferentes motivos, através da logística reversa, adquire importância das ações empresarias. O
presente estudo tem como objetivo relacionar a estruturação do canal reverso destes produtos à
recuperação de valor econômico e a sua contribuição para a imagem corporativa empresarial. Três
casos foram objeto de estudo desta pesquisa, em setores econômicos distintos - ramo editorial,
eletroeletrônico e cigarreiro, usando-se técnica de estudo de caso através de entrevistas em
profundidade nos diversos elos da cadeia de suprimento reversa. Os resultados mostram que, nos
casos estudados, a estruturação dos canais reversos varia fortemente entre setores,
principalmente em função dos interesses econômicos envolvidos com o gerenciamento do fluxo
reverso. Por outro lado, a pesquisa não conseguiu identificar uma relação entre a imagem
corporativa e a estruturação do canal reverso.
Palavras–chaves:
Logística
reversa
Gerenciamento
da
cadeia
de
suprimentos.
Logística
empresarial.
Downloads
Publicado
2010-06-23
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados.
É permitido citar os trabalhos publicados sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte.