O PAPEL DOS GANHOS ECONÔMICOS E DE IMAGEM CORPORATIVA NA ESTRUTURAÇÃO DOS CANAIS REVERSOS

Paulo Roberto Leite, Eliane P. Zamith de Brito, Flavio Macau, Ângela Povoa

Resumo


Com sistemas de produção cada vez mais eficientes, qualidade de produto e processos tendendo a
zero defeitos e margens de lucro estreitas em ambientes de alta competitividade, todas as ações
estratégicas e operacionais empresariais precisam ser direcionadas para a manutenção de clientes,
obtenção da máxima eficiência em todas as operações e na preservação de sua imagem
corporativa. Neste contexto, o gerenciamento dos produtos que retornam do mercado por
diferentes motivos, através da logística reversa, adquire importância das ações empresarias. O
presente estudo tem como objetivo relacionar a estruturação do canal reverso destes produtos à
recuperação de valor econômico e a sua contribuição para a imagem corporativa empresarial. Três
casos foram objeto de estudo desta pesquisa, em setores econômicos distintos - ramo editorial,
eletroeletrônico e cigarreiro, usando-se técnica de estudo de caso através de entrevistas em
profundidade nos diversos elos da cadeia de suprimento reversa. Os resultados mostram que, nos
casos estudados, a estruturação dos canais reversos varia fortemente entre setores,
principalmente em função dos interesses econômicos envolvidos com o gerenciamento do fluxo
reverso. Por outro lado, a pesquisa não conseguiu identificar uma relação entre a imagem
corporativa e a estruturação do canal reverso.
Palavras–chaves:
Logística
reversa
Gerenciamento
da
cadeia
de
suprimentos.
Logística
empresarial.

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