ATITUDES RELATIVAS A MARCAS E ARGUMENTOS ECOLÓGICOS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL

Severino Joaquim Nunes Pereira, Eduardo André Teixeira Ayrosa

Resumo


O crescente interesse por parte da mídia e da sociedade em geral por temas relacionados
com as questões ambientais tem norteado estudos que visam a identificar o reflexo dessa
preocupação sócio ambiental nos hábitos de consumo. Este estudo tem o objetivo de investigar o
impacto de um argumento de caráter ecológico – doravante argumento ecológico – sobre
atitudes relativas à marca, à embalagem e a à intenção de compra. Dados foram coletados através
de um estudo experimental com 168 estudantes de graduação e pós-graduação do Rio de Janeiro.
Ao fim do experimento, verificou-se que os respondentes mostraram-se indiferentes à presença de
argumentos ecológicos em relação à embalagem e a intenção de compra. No entanto, as atitudes
em relação à marca dos sujeitos expostos ao argumento ecológico mostraram-se mais positivas
Esta pesquisa é relevante ao proporcionar à comunidade acadêmica e profissional uma melhor
compreensão acerca das atitudes dos consumidores em relação a apelos ambientais.

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