Customização em massa na indústria automotiva: os casos Scania e Randon∗

Autores

  • André Gustavo Carvalho Machado UFPB
  • Walter Fernando Araújo de Moraes UFPE

Resumo

O  objetivo  deste  artigo  é  analisar  como  empresas  pertencentes  à  indústria  automotiva  estão
trabalhando  em  prol  da  customização  em massa  dos  seus  produtos.  Para  isto,  foram  realizados
estudos  de  caso  em  duas  empresas  produtoras  de  veículos.  A  principal  técnica  adotada  para  a
coleta de dados consistiu de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados ocorreu em quatro
fases: relatórios específicos  foram elaborados para cada caso, envio de relatórios individuais para
cada entrevistado, revisão dos relatórios a partir das considerações de cada entrevistado, análise
cruzada  dos  casos. Como  resultado,  evidenciou-se  que  as  empresas  pesquisadas executam  suas
atividades  de  customização  em  três  diferentes  estágios  da  cadeia  de  valor.  A  utilização  de
componentes modulares e a viabilidade técnica, econômica, mercadológica e legal são os principais
critérios para seleção dos componentes dos produtos a serem customizados. Elementos associados
ao projeto do produto, flexibilidade do processo produtivo e da cadeia de suprimentos e tecnologia
de  informação são habilitadores da customização em massa. Por fim, também foram identificadas
as principais dificuldades para execução da customização em massa.

Biografia do Autor

André Gustavo Carvalho Machado, UFPB

Doutor em Administração. Professor e Pesquisador da Universidade Federal da Paraíba. Endereço: Rua Ovídio
Mendonça, 50/201 – Miramar – João Pessoa/PB – CEP: 58043-210.

Walter Fernando Araújo de Moraes, UFPE

Doutor  em  Administração.  Professor  e  Pesquisador  da  Universidade  Federal  de  Pernambuco.

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Publicado

2010-06-23

Edição

Seção

Artigos