Customização em massa na indústria automotiva: os casos Scania e Randon∗
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como empresas pertencentes à indústria automotiva estãotrabalhando em prol da customização em massa dos seus produtos. Para isto, foram realizados
estudos de caso em duas empresas produtoras de veículos. A principal técnica adotada para a
coleta de dados consistiu de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados ocorreu em quatro
fases: relatórios específicos foram elaborados para cada caso, envio de relatórios individuais para
cada entrevistado, revisão dos relatórios a partir das considerações de cada entrevistado, análise
cruzada dos casos. Como resultado, evidenciou-se que as empresas pesquisadas executam suas
atividades de customização em três diferentes estágios da cadeia de valor. A utilização de
componentes modulares e a viabilidade técnica, econômica, mercadológica e legal são os principais
critérios para seleção dos componentes dos produtos a serem customizados. Elementos associados
ao projeto do produto, flexibilidade do processo produtivo e da cadeia de suprimentos e tecnologia
de informação são habilitadores da customização em massa. Por fim, também foram identificadas
as principais dificuldades para execução da customização em massa.
Downloads
Publicado
2010-06-23
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados.
É permitido citar os trabalhos publicados sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte.