De camelô a empreendedor? O impacto da mudança espacial na identidade dos ambulantes

Autores

  • Alexandre de Pádua Carrieri UFMG
  • Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
  • Ivana Benevides Dutra Murta
  • Mariana Mayumi Pereira de Souza

Resumo

Este artigo se propõe a estudar a identidade dos comerciantes ambulantes de Belo Horizonte,
Minas Gerais, durante o processo de transferência destes, da rua para os Shoppings Populares. O
estudo envolveu a análise dos discursos da mídia impressa e dos próprios ambulantes. Dessa
forma, foi possível apreender as mudanças nas narrativas sobre a identidade do trabalho dos
camelôs, vista através de dois diferentes pontos de vista: dos que estão de fora do processo de
mudança espacial e dos que dele participaram e sofreram suas conseqüências. Para se atingir os
objetivos propostos pela pesquisa, investigou-se as categorias de identidade social, de espaço e de
território. Ao final do estudo, o que se observou foi uma ruptura na identidade dos ambulantes,
tendo em vista que um importante pilar lhes foi retirado: o trabalho informal nas ruas. Todavia, a nova identidade ainda está em fase de construção, através das variadas narrativas que a
constituem. A identidade é entendida como fluida e em constante mudança.

Biografia do Autor

Alexandre de Pádua Carrieri, UFMG

Doutor em Administração, Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, Endereço: Av.
Antonio Carlos, 6627, Belo Horizonte/MG

Carolina Machado Saraiva de Albuquerque

Mestre em Administração.

Ivana Benevides Dutra Murta

Graduada em Turismo.

Mariana Mayumi Pereira de Souza

Graduada em Administração.

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Publicado

2010-07-30

Edição

Seção

Artigos