De camelô a empreendedor? O impacto da mudança espacial na identidade dos ambulantes
Resumo
Este artigo se propõe a estudar a identidade dos comerciantes ambulantes de Belo Horizonte,Minas Gerais, durante o processo de transferência destes, da rua para os Shoppings Populares. O
estudo envolveu a análise dos discursos da mídia impressa e dos próprios ambulantes. Dessa
forma, foi possível apreender as mudanças nas narrativas sobre a identidade do trabalho dos
camelôs, vista através de dois diferentes pontos de vista: dos que estão de fora do processo de
mudança espacial e dos que dele participaram e sofreram suas conseqüências. Para se atingir os
objetivos propostos pela pesquisa, investigou-se as categorias de identidade social, de espaço e de
território. Ao final do estudo, o que se observou foi uma ruptura na identidade dos ambulantes,
tendo em vista que um importante pilar lhes foi retirado: o trabalho informal nas ruas. Todavia, a nova identidade ainda está em fase de construção, através das variadas narrativas que a
constituem. A identidade é entendida como fluida e em constante mudança.
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Publicado
2010-07-30
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Artigos
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