FATORES ESTRATÉGICOS PARA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Antonio Furlanetto, Mírian Oliveira

Resumo


A implantação efetiva de um projeto de gestão do conhecimento envolve o planejamento e
aplicação prática de fatores estratégicos, os quais reúnem a capacidade de mobilizar a
organização na efetivação das mudanças necessárias e na busca de sustentabilidade no longo
prazo.  O sucesso ou não de um projeto de gestão do conhecimento depende de fatores
estratégicos que podem ser previamente analisados pela organização. O objetivo desse artigo é
analisar os fatores estratégicos para o planejamento e implantação de um projeto de gestão do
conhecimento identificados na literatura, na ótica  de especialistas. O método adotado foi o
exploratório, a partir dos fatores identificados na literatura, realizou-se entrevistas com
especialistas na área. Os principais resultados obtidos foram: a confirmação por especialistas da
pertinência dos fatores estratégicos (alta administração, cultura organizacional, novas estruturas
organizacionais, práticas e políticas da gestão de pessoas, sistema de informação, mensuração
de resultados, aprendizagem com o ambiente, orientação para processos);  a influência do fator
estratégico alta administração, responsável pelo direcionamento organizacional, nos demais; a
preponderância dos fatores estratégicos alta administração, cultura organizacional, prática e
política de gestão de pessoas, sistemas de informação e orientação para processos na percepção
dos entrevistados.

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