ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA TRUTA NA REGIÃO DE PUNO, PERU.

Emílio Flores Mamani, Afonso Carneiro Lima, Fábio Lotti Oliva, Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi

Resumo


 

O presente trabalho trata do sistema agroindustrial do pescado e teve como objetivo identificar as estratégias praticadas pelos produtores de truta na região de Puno, Peru, além de propor um novo esquema de relacionamento industrial. A pesquisa exploratória utilizou-se de um estudo de casos múltiplos mediante entrevistas pessoais e semi-estruturadas com gestores e produtores de quatro organizações ou agrupamentos de produtores de truta. Foram abordadas estratégias de cooperação, estratégias competitivas e o relacionamento na cadeia de valor. A pesquisa revelou uma modalidade de parceria entre produtores e fornecedores baseada na prática de valores éticos; a não consideração de um plano estratégico por parte dos produtores e um baixo nível de cooperação entre produtores, voltado exclusivamente à coordenação de vendas e apoio financeiro. O novo esquema de organização industrial proposto permitiria aos grupos de produtores maior controle em seu ambiente interno e a explorar novas oportunidades em seu ambiente de competição de modo a atingirem maiores vantagens competitivas.

Palavras-Chave:   Sistema agroindustrial do pescado. Estratégias competitivas. estratégias cooperativas. Estratégias de relacionamento. Grupos estratégicos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................