CONFIANÇA NAS TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO MEIO DIGITAL: ABORDAGENS E FUNDAMENTOS - Trust in the Commercial Transactions in The Digital Ambient: Approaches and Fundamentals

Frederico Franco Orzil, Aleixina Maria Lopes Andalécio

Resumo


Este artigo objetiva investigar como se caracteriza a questão da confiança em transações comerciais realizadas por meio eletrônico. Tal objetivo evidencia o tipo de pesquisa realizada, que se caracteriza como sendo exploratório-descritiva, seguindo a abordagem qualitativa. Inicia-se com a fundamentação teórica, onde é abordada a confiança. Apresenta-se a aplicação teórica e empírica do trabalho. Há tendências evidentes de que a recorrência das transações contribui para a construção da reputação das partes envolvidas. Ao longo do tempo, a reputação colabora para o aumento da confiança e, consequentemente, a diminuição das incertezas. A revisão de literatura, feita no âmbito nacional e internacional, mostrou que existem poucos trabalhos empíricos no Brasil que abordam os temas confiança, transações comerciais e e-commerce, o que dificultou a construção de teorias mais consistente sobre o tema no contexto nacional.  A pesquisa de campo levantou jurisprudências relativas a essa questão, mostrando que os tribunais estão estabelecendo padrões de julgamento sobre essas transações.

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