AUTÓCTONE, ESTRATÉGICA E FUNCIONAL: FACES DO EMPREENDEDOR INTERNACIONAL - Autochthonous, Strategic and Functional: Faces of the International Entrepreneur

Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Walter Fernando Araújo de Moraes, Viviane Santos Salazar

Resumo


Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as características do empreendedor internacional de empresas exportadoras. Por meio da abordagem qualitativa, quatro empresas exportadoras foram analisadas em retrospectiva, quais sejam: Agrícola Famosa (CE), Agro Melão (RN) – pseudônimo adotado, Special Fruit (BA) e ARA Agrícola (PE). Trinta e uma entrevistas semiestruturadas com gestores e especialistas do setor e documentos, assim como material bibliográfico fizeram parte da coleta de dados, investigados mediante a análise de conteúdo, apoiada pelo software ATLAS.ti. Observou-se que três faces constituem o empreendedor internacional - autóctone, estratégica e funcional. Conhecimento e experiência e a história de vida são as características da face autóctone. Na face estratégica, observa-se a habilidade com pessoas e visão. A participação ativa representa a face funcional do empreendedor internacional. Os dados apontam que é relevante investigar no empreendedorismo internacional as características do empreendedor internacional, especialmente, por ser responsável pela tomada de decisão e implementação de estratégias empresariais.


Texto completo:

PDF 24-36

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................