RELACIONAMENTO ENTRE BLOGS DE BELEZA E EMPRESAS DE COSMÉTICOS: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DAS BLOGUEIRAS - Relationship Between Blogs Beauty and Cosmetics Companies: A Study in Perspective of Bloggers

Ayres Regina Santos Silva, Maria Conceição Melo Silva Lutf, Aline Santos de Almeida, Maria Elena Léon Olave

Resumo


O blog foi criado no final da década de 90 e no decorrer dos anos alguns blogs ganharam destaque em seu segmento. Esses blogs são escritos por blogueiros carismáticos que atraem a atenção de leitores e consequentemente de empresas que desejam realizar parcerias. Este estudo teve como finalidade analisar a relação entre blogueiras de moda e beleza com empresas de cosméticos. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, utilizando a estratégia de pesquisa de casos múltiplos. As evidências foram coletadas por meio de entrevistas focadas com três blogueiras de moda e beleza, através dos sites de empresas de cosméticos e os blogs do segmento de moda e beleza, disponíveis na internet, a fim de explorar como ocorrem as parcerias entre eles. A partir da análise das evidências, foi constatado que as blogueiras de moda e beleza entrevistadas são profissionais e mantém parceria com empresas de cosméticos nacionais e internacionais. A relação pode ocorrer de quatro formas: Banners, Posts Publicitários, Publieditoriais e também com a fabricação de produtos de cosméticos em parceria com blog. Nesse caso, os níveis de parceria variam de acordo com o perfil de cada blog, enfatizando que as blogueiras só publicam produtos que as atraiam e que sejam do mesmo segmento do blog. 


Texto completo:

PDF 349-359

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................