RELACIONAMENTO ENTRE BLOGS DE BELEZA E EMPRESAS DE COSMÉTICOS: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DAS BLOGUEIRAS - Relationship Between Blogs Beauty and Cosmetics Companies: A Study in Perspective of Bloggers

Authors

  • Ayres Regina Santos Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Conceição Melo Silva Lutf
  • Aline Santos de Almeida
  • Maria Elena Léon Olave

Abstract

O blog foi criado no final da década de 90 e no decorrer dos anos alguns blogs ganharam destaque em seu segmento. Esses blogs são escritos por blogueiros carismáticos que atraem a atenção de leitores e consequentemente de empresas que desejam realizar parcerias. Este estudo teve como finalidade analisar a relação entre blogueiras de moda e beleza com empresas de cosméticos. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, utilizando a estratégia de pesquisa de casos múltiplos. As evidências foram coletadas por meio de entrevistas focadas com três blogueiras de moda e beleza, através dos sites de empresas de cosméticos e os blogs do segmento de moda e beleza, disponíveis na internet, a fim de explorar como ocorrem as parcerias entre eles. A partir da análise das evidências, foi constatado que as blogueiras de moda e beleza entrevistadas são profissionais e mantém parceria com empresas de cosméticos nacionais e internacionais. A relação pode ocorrer de quatro formas: Banners, Posts Publicitários, Publieditoriais e também com a fabricação de produtos de cosméticos em parceria com blog. Nesse caso, os níveis de parceria variam de acordo com o perfil de cada blog, enfatizando que as blogueiras só publicam produtos que as atraiam e que sejam do mesmo segmento do blog. 

Published

2016-03-26

Issue

Section

Edição Especial: IV Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (2015)