O Tinder é uma Prateleira e Eu sou um Produto
a lógica dos recursos operantes como fonte de benefícios estratégicos
DOI:
https://doi.org/10.21714/1679-18272019v17n2.p137-152Palavras-chave:
Lógica Dominante do Serviço, Recursos Operantes, Observação Participante, TinderResumo
A Lógica Dominante do Serviço (LDS) pontua que interações entre atores provocam mudança do valor tangível para intangível. Trocas econômicas e sociais geram valor e os atores tornam-se recursos operantes fundamentais na criação benefícios estratégicos. Os aplicativos virtuais (app) possibilitam trocas onde usuários são consumidores e produtores daquilo que buscam. Assim, o artigo propõe responder como os atores se constituem fonte de benefícios estratégicos. Os resultados mostram que o Tinder é o bem a ser operacionalizado e utilizado pelos consumidores, mas são as interações que mantém o Tinder ativo. Logo, os recursos operantes são vistos em conjunto. Pontua-se que usuários que fazem uso diferente da proposta têm uma percepção de valor maior do que aqueles que utilizam na intenção proposta. Admite-se que o Tinder infere objetificação do consumidor que ao mesmo tempo é servido pelo serviço, mas serve a ele em uma dinâmica essencial para que o app permaneça ativo.
Referências
BALLANTYNE, David; VAREY, R. J. Creating value-in-use through marketing interaction: the exchange logic of relating, communicating and knowing. Marketing Theory, 6(3), 335–348, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2009. 5.ed.
BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.
BOISSEVAIN, Jeremy. Friends of friends: Networks, manipulators and coalitions. Oxford: Blackwell, 1974.
BRAMBILLA, Flávio. R. Multi-Channel perspective of value in the service dominant logic of Marketing. Diálogo, n. 24, p. 105-114, 2013.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. V. 2, 12ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
CASTRO, Izadora. V.; FARIAS, Josivania. S.; JÚNIOR, Carlos. Redes sociais virtuais - uma investigação de abordagens metodológicas de pesquisa. CIAIQ2014, v. 3, 2015.
CHAVES, Milene. A. O virtual torna-se real: estudo exploratório da formação de casais por meio da internet. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Fortaleza. Fortaleza, 2008.
CROOK, Jordan. Hate It or Love It, Tinder’s Right Swipe Limit Is Working. Tech Crunch, 2015. Disponível em http://techcrunch.com/2015/03/12/hate-it-or-love-it-Tinders-right-swipe-limit-is-working/. Acesso em 04/05/2016.
FELTZ, Margaret.; CHOW, Ming. The Security of Tinder. CsTufts Edu, 2015.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. – São Paulo: Editora UNESP, 1991.
GOLDSMITH, Jack; WU, Tim. Who controls the Internet?: illusions of a borderless world. Oxford University Press, 2006.
GRANERO, Arlete E.; COUTO, Tatiane. C. Consumo no ciberespaço: a explosão de aplicativos de dispositivos móveis que ajudam a controlar a vida na palma da mão. Revista GEMInIS, v. 1, n. 2 Ano 4, 2013. p. 89-105.
GRÖNROOS, Christian; RAVALD, Annika. Service business logic: implications for value creation and marketing. Journal of Service Management, 22(1), 2011.
GRÖNROOS, Christian; VOIMA, Päivi. Critical service logic: making sense of value creation and co-creation. Academy of Marketing Science, 2012.
GRÖNROOS, Christian. Value co-creation in service logic: a critica analysis. Marketing Theory, 11(3), 2011.
HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Org. Tomaz Tadeu, 2 ed. Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2009.
IBGE. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal: 2014. Rio de Janeiro, 2016
JACKSON, Corey; HUANG, Yun; KASOWITZ-SCHEER, Abby S. Face-to-Face Matters: Inspirations from the Human Library. International Journal of Mobile Human Computer Interaction (IJMHCI), v. 7, n. 3, 2015. p. 42-54.
JAMES, Jessica. L. Mobile Dating in the Digital Age: Computer-Mediated Communication and Relationship Building on Tinder. 2015. Tese de Doutorado. 64fl. Texas State University.
KOETZ, Clara I.; KOETZ, Carin. A lógica dominante do serviço em Marketing: um novo paradigma? Revista Estudos do CEPE, Santa Cruz do Sul, n36, p.147-169, jul./dez. 2012.
KOTLER, Philip. A generic concept of marketing. Journal of Marketing, v. 36, n.2, p. 46-54, 1972.
LATOUR, Bruno. On technical mediation philosophy, sociology, genealogy, in Common Knowledge, v. 3, n. 2, 1991.
LATOUR, Bruno. Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. Oxford University Press, 2005.
LEMOS, André. O futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LIPOVETSKY, Guilles. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
LUSCH; Robert F.; VARGO, Stephen. Service-Dominant Logic: Premises, Perspectives, Possibilities. Cambridge, 2014.
MCGRATH, Bailey; BLECKER, Barbara; TAWIL, Suhaib. Tinder Encounters. Ethos. v. 2013, n. 6, 2014.
MEILI, Angela M.; PEREIRA, Guilherme M. Impasses éticos e morais no espaço digital: o aplicativo Lulu no Brasil. Ciberlegenda. v. 1, 2015. p. 58-67.
NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Sociabilidade virtual: separando o joio do trigo. Psicologia & Sociedade; v. 17, n. 2, 2005. p. 50-57.
O’REILLY, Tim. What Is Web 2.0. on line. In: www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html.Acesso em 07/04/2016.
OIKAWA, Erika. Dinâmicas relacionadas contemporâneas: visibilidade, performances e interações nas redes sócias da Internet. In: PRIMO, Alex (Org.) Interações em Rede. Porto Alegre: Sulina, 2013.
PELIPENKO, Andrey. The Phenomenon of the Internet in the Context of Cultural Macroevolution. In: Internet and Socio-Cultural Transformations in Information Society Proceedings of the international. Russian Federation, 2013, p. 82-87.
PERUZZO, Cicilia M. Movimentos sociais, redes virtuais e mídia alternativa no junho em que “o gigante acordou”(?). Matrizes. Ano 7, n. 2, 2013. p. 73-93.
PORTUGAL, Silvia. Famílias e Redes Sociais - Ligações fortes na produção de bem-estar. São Paulo: Leyla, 2014.
PRAHALAD, Coimbatore K.; RAMASWAMY, Venkat. Co-Creation Experiences: The Next Practice in Value Creation. Journal of Interactive Marketing, v.18, n.3, 2004, p.5-14.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Col. Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2010.
SILVA, Tarcízio. Uso e desenvolvimento de aplicativos sociais: perspectiva da teoria ator-rede. Razón y Palabra, v.76, 2011.
VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F. Why Service? Academy of Marketing Science, 36, 2007, p.25-38.
VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F.; MORGAN, Fred. W. Historical Perspectives on Service-Dominant Logic. In: ROBERT LUSCH, Robert F.; STEPHEN VARGO, Stephen L. (Editors). The Service-Dominant Logic of Marketing: Dialog, Debate, and Directions. New York: M. E. Sharpe, 2006. p.29-42.
VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F.. Evolving to a New Dominant Logic for Marketing. Journal of Marketing, v.68, 2004, p.1-17.
VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F.. Institutions and axioms: an extension and update of service-dominant logic. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 44, n. 1, p. 5-23, 2016
VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F.. Service-Dominant Logic: Continuing the Evolution. Journal of the Academy of Marketing Science, v.36, 2008. p.1-10.
VARGO, Stephen L.; MAGLIO, Paul P.; AKAKA, Melissa A. On Value and Value Co-Creation: A Service Systems and Service Logic Perspective. European Management Journal, v.26, 2008. p.145- 152.
VASCONCELLOS, A. R. A solidão nas redes sociais de relacionamentos. Revista Saber Acadêmico, n. 16, 2014.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 6º. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
VOIMA, Päivi; HEINONEN, Kristina; STRANDVIK, Tore, MICKELSSON, Karl-Jacob, ARANTOLA-HATTAB, Johanna. A customer ecosystem perspective on service, QUIS12, June 2–5. New York: Ithaca, 2011.
VOIMA, Päivi; HEINONEN, Kristina; STRANDVIK, Tore. Exploring customer value formation–a customer dominant logic perspective. Working paper, No. 552, Publications of Hanken School of Economics, Helsinki, Finland, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional - ISSN: 1679-1827

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os trabalhos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados.
É permitido citar os trabalhos publicados sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte.