O Tinder é uma Prateleira e Eu sou um Produto

a lógica dos recursos operantes como fonte de benefícios estratégicos

Autores

  • Hellen Taynan Cavalcanti Mestre em Administração - Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UPFB). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) https://orcid.org/0000-0003-2672-6726
  • Nelsio Rodrigues Abreu Universidade Federal de Paraíba - UFPBPrograma de Pós-Graduação em Administração/PPGA https://orcid.org/0000-0001-7024-5642
  • Renata Francisco Baldanza Universidade Federal de Paraíba - UFPBPrograma de Pós-Graduação em Administração/PPGA https://orcid.org/0000-0002-6157-6922

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272019v17n2.p137-152

Palavras-chave:

Lógica Dominante do Serviço, Recursos Operantes, Observação Participante, Tinder

Resumo

A Lógica Dominante do Serviço (LDS) pontua que interações entre atores provocam mudança do valor tangível para intangível. Trocas econômicas e sociais geram valor e os atores tornam-se recursos operantes fundamentais na criação benefícios estratégicos. Os aplicativos virtuais (app) possibilitam trocas onde usuários são consumidores e produtores daquilo que buscam. Assim, o artigo propõe responder como os atores se constituem fonte de benefícios estratégicos. Os resultados mostram que o Tinder é o bem a ser operacionalizado e utilizado pelos consumidores, mas são as interações que mantém o Tinder ativo. Logo, os recursos operantes são vistos em conjunto. Pontua-se que usuários que fazem uso diferente da proposta têm uma percepção de valor maior do que aqueles que utilizam na intenção proposta. Admite-se que o Tinder infere objetificação do consumidor que ao mesmo tempo é servido pelo serviço, mas serve a ele em uma dinâmica essencial para que o app permaneça ativo.

Biografia do Autor

Hellen Taynan Cavalcanti, Mestre em Administração - Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UPFB). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Administração - Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UPFB). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Perfil acadêmico com interesse em pesquisas na temática da Lógica Dominante do Serviço; construção e remodelação de identidades nos grupos; e Antropologia do Consumo. Na área organizacional tenho interesse especial em Crítica à Teoria Organizacional pela Racionalidade Substantiva; Ação Comunicativa nas organizações e saúde mental do trabalhador. Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade na Universidade Federal de Alagoas.

Nelsio Rodrigues Abreu, Universidade Federal de Paraíba - UFPBPrograma de Pós-Graduação em Administração/PPGA

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Consumo e Cultura, LDS e TSR.

Renata Francisco Baldanza, Universidade Federal de Paraíba - UFPBPrograma de Pós-Graduação em Administração/PPGA

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Especialista em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Graduada em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina/MG. Professora Adjunta III e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB / Líder Grupo/CNPq: Consumo e Cibercultura - GPCiber.Realiza pesquisas com enfoque nas áreas Cibercultura, Tecnologias Móveis e Redes Sociais, Práticas Colaborativas, Comunicação Organizacional, Marketing, Consumo e Internet das Coisas (IoT).

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Publicado

2020-06-02

Edição

Seção

Artigos