Tinder is a Shelf and I am a Product

the logic of operating resources as source of strategic benefits

Authors

  • Hellen Taynan Cavalcanti Mestre em Administração - Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UPFB). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) https://orcid.org/0000-0003-2672-6726
  • Nelsio Rodrigues Abreu Universidade Federal de Paraíba - UFPBPrograma de Pós-Graduação em Administração/PPGA https://orcid.org/0000-0001-7024-5642
  • Renata Francisco Baldanza Universidade Federal de Paraíba - UFPBPrograma de Pós-Graduação em Administração/PPGA https://orcid.org/0000-0002-6157-6922

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272019v17n2.p137-152

Keywords:

Service-Dominat Logic of Service, Operational Resources, Participant Observation, Tinder

Abstract

The Service-Dominant Logic (LDS) points that interactions between actors cause a change from tangible to intangible value. Economic and social exchanges generate value and actors become key operative resources in creating strategic benefits. Virtual applications (App) enable exchanges where users are consumers and producers of what they are looking for. In this sense, the article evaluates the exchanges between consumers of the App Tinder in order to analyze how actors constitute a source of strategic benefits as they operate the service offered, but at the same time become responsible for its existence once they are the interactions that keep Tinder active. Thus, the operant resources are seen together. Through participant observation and interviews with semi-structured script, it is possible to indicate that users who make different use of the App proposal have a higher perception of value than those who use the proposed intention, which allows us to consider the divergences between value proposals by the App. consumer and business, in the case of Tinder, increase the value of the service.

Author Biographies

Hellen Taynan Cavalcanti, Mestre em Administração - Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UPFB). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Administração - Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UPFB). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Perfil acadêmico com interesse em pesquisas na temática da Lógica Dominante do Serviço; construção e remodelação de identidades nos grupos; e Antropologia do Consumo. Na área organizacional tenho interesse especial em Crítica à Teoria Organizacional pela Racionalidade Substantiva; Ação Comunicativa nas organizações e saúde mental do trabalhador. Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade na Universidade Federal de Alagoas.

Nelsio Rodrigues Abreu, Universidade Federal de Paraíba - UFPBPrograma de Pós-Graduação em Administração/PPGA

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Consumo e Cultura, LDS e TSR.

Renata Francisco Baldanza, Universidade Federal de Paraíba - UFPBPrograma de Pós-Graduação em Administração/PPGA

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Especialista em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Graduada em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina/MG. Professora Adjunta III e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB / Líder Grupo/CNPq: Consumo e Cibercultura - GPCiber.Realiza pesquisas com enfoque nas áreas Cibercultura, Tecnologias Móveis e Redes Sociais, Práticas Colaborativas, Comunicação Organizacional, Marketing, Consumo e Internet das Coisas (IoT).

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Published

2020-06-02