OS DESAFIOS NO USO DE TECNOLOGIAS NA GOVERNANÇA ELETRÔNICA: O QUE DIZ A PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL? (Challenges in the Use of Technologies in Electronic Governance: what does national academic production say?)

Mirella Patrícia Bonfim Neves, Maria Iraê de Souza Corrêa, Angela Cristina Rocha de Souza, Ionete Cavalcanti de Moraes

Resumo


Um passo decisivo para o aprofundamento nos estudos sobre as práticas de governança eletrônica na administração pública é a investigação da produção acadêmica sobre a temática, de modo que se possa elaborar uma visão sistematizada do que diz a academia brasileira. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a produção acadêmica nacional acerca do uso das tecnologias nas práticas de governança eletrônica no âmbito da gestão pública. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura e os resultados apontaram diversos desafios, entre os quais a  subutilização do potencial interativo do ambiente virtual, a desigualdade entre os cidadãos na acessibilidade aos portais públicos, a discrepância entre os diferentes municípios no que se refere à infraestrutura e à apropriação das TICs, a inobservância de diversos aspectos  da  Lei de Acesso à Informação - LAI. Conclui-se que os desafios identificados se referem, principalmente, a aspectos contextuais nos quais o ritmo da mudança dos gestores públicos e a mobilização dos cidadãos encontram-se, muitas vezes, em descompasso com as possibilidades tecnológicas contemporâneas.

http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272019v17Esp.p134-148


Texto completo:

PDF 134-148

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




..................................................................................................................................................................................................................................................................................