FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE ERP EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA E AS PRESSÕES INSTITUCIONAIS (Critical Factors of ERP Sucess in a Public Organization and Institutional Pressures)

Platini Gomes Fonseca, Ernani Marques dos Santos

Resumo


O objetivo da pesquisa foi analisar como o gerenciamento dos Fatores Críticos de Sucesso “liderança da implementação” e “limitações do sistema” influencia a implementação de ERP em uma organização pública, considerando as pressões institucionais. Os conceitos utilizados na investigação foram pressões institucionais e aspectos sobre os fatores críticos abordados. O estudo de caso analisou a implementação de um ERP em uma Universidade Federal e utilizou dados coletados através de entrevistas, documentos e observação não participante. Os principais achados indicam que as pressões institucionais exercem influências que dificultam o gerenciamento dos elementos de FCS. Ademais, foram encontradas evidências de que as pressões institucionais podem moderar o projeto de implementação, mas não determinam seu sucesso.

http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272019v17Esp.p163-177


Texto completo:

PDF 163-177

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




..................................................................................................................................................................................................................................................................................