PRÁTICAS DE GOVERNANÇA ELETRÔNICA EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO (Electronic Governance Practices in Federal Higher Education Institutions in the State of Pernambuco)

Willyane Freire da Silva

Resumo


O presente estudo buscou analisar a adequação dos websites das Instituições Federais de Ensino do Recife sob a ótica das práticas de governança eletrônica, conforme diretrizes de Mello e Slomski (2012). Para isso, tratou-se de um estudo indutivo com abordagem qualitativa, cujos dados da pesquisa foram obtidos nos websites das Instituições de Ensino selecionadas, no período de maio de 2019. Com a formulação do IGEB, foi possível observar que as práticas de governança com melhor índice, de acordo com os dados que foram tratados, foi o da UFPE, dentre as três estudadas. Concluindo-se que o processo de adequação da governança eletrônica, nas Instituições públicas, ainda está em caráter de amadurecimento, ou seja, em contínuos processos de melhorias para a busca pelo fortalecimento no gerenciamento de informações, transparência e facilidade no acesso. Deste modo, considera-se relevante que a construção dos portais institucionais atendam às necessidades de governança eletrônica para melhoria e satisfação dos usuários.

http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272019v17Esp.p196-209


Texto completo:

PDF 196-209

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




..................................................................................................................................................................................................................................................................................