Modelo para a avaliação da qualidade de vida no trabalho de servidores com deficiência de instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.51359/1679-1827.2024.257699Palavras-chave:
pessoas com deficiência, qualidade de vida no trabalho, inclusão social, teoria das facetasResumo
qualidade de vida no trabalho, percebida por servidores com deficiência, de Instituições de Ensino Superior (IES).
Método/abordagem: Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 21 servidores PcD de IES, de ambos os sexos, com idades variando de 21 a 50 anos. O modelo desenvolvido foi estruturado através da Teoria das Facetas, resultando em um questionário com 20 questões definidas a partir dos fatores estruturantes da QVT propostos por Ferreira (2012). Os dados foram analisados por meio da técnica estatística de escalonamento multidimensional Similarity Structure Analisys (SSA), com o auxílio do software HUDAP-7.
Contribuições teóricas/práticas/sociais: As variáveis selecionadas no modelo apresentado foram determinantes para a avaliação proposta. O modelo proposto fornece informações que podem otimizar a gestão das demandas apresentadas por esse grupo de trabalhadores e promover a sua inclusão nos ambientes de trabalho.
Originalidade/relevância: A pesquisa contribui para preencher a presente lacuna de conhecimento relacionado à QVT, especialmente em pessoas com deficiência, na medida em que apresenta um modelo de avaliação e estimula a realização de novos estudos com foco na inclusão dessa população no mercado de trabalho.
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