UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL NAS CONCESSIONÁRIAS DE MOSSORÓ, RN - Use of Capital Budget Techniques in Mossoró, RN Concessioners

Authors

  • Arthur William Pereira da Silva Universidade Potiguar - UnP https://orcid.org/0000-0002-4515-6581
  • Alípio Ramos Veiga-Neto Universidade Potiguar - UNP https://orcid.org/0000-0002-6000-1158
  • Fábio Chaves Nobre Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA
  • Brenda Nathália Fernandes Oliveira Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
  • Francisco Igo Leite Soares Faculdade Diocesana de Mossoró - FDM
  • Alda Karla do Vale Jataí Universidade Potiguar - Unp

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14n2.p413-421

Abstract

A necessidade de atingir a máxima eficiência e eficácia pelas organizações cresce na medida em que a concorrência aumenta. O setor automobilístico mossoroense apresenta alta concorrência, o que obriga as empresas buscarem cada vez mais a otimização de suas atividades. Para tais metas serem atingidas faz-se importante a utilização dos métodos de orçamento de capital para evitar perdas e diminuir os custos na escolha do melhor entre dois ou mais novos projetos. Buscou-se mensurar, através de pesquisa descritiva dirigida à totalidade das concessionárias de carros novos que atuam em Mossoró, a utilização das ferramentas da administração financeira relativas à análise de viabilidade econômica de novos projetos, tais como: Valorpresentelíquido (VPL); TaxaMédiadeRetorno (TMR); TaxaInternadeRetorno (TIR); TaxaInternadeRetornoModificada (TIRM) eoPeríododeRecuperaçãodoInvestimento (Payback). Os resultados mostraram quanto à análise realizada pelas empresas que determina a aceitação de um novo projeto, que 9% utilizavam o período de payback como técnica para nortear as suas decisões, e 91% não utilizavam técnicas para esse fim. Portanto, conclui-se que 91% da gerência financeira do setor automobilístico de Mossoró ainda têm suas decisões sobre escolha de novos projetos baseados em dados empíricos.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272016v14n2.p413-421


Author Biographies

Arthur William Pereira da Silva, Universidade Potiguar - UnP

Doutorando em Administração - UNP; Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade - UFERSA; Mestrando em Administração - UFPB; Especialista em Gestão Empresarial - UNP; Graduado em Administração - UNP.

Alípio Ramos Veiga-Neto, Universidade Potiguar - UNP

Psicólogo com doutorado na área, mestrado em Psicologia Educacional. Pesquisas em comportamento do consumidor, mídias sociais, marketing verde, inovação, estratégias de negócios, mineração em redes sociais, behaviorismo e psicologia evolutiva. Coordenador do Programa de Doutorado em Administração, Professor no Mestrado em Psicologia Organizacional e Coordenador Geral de Mestrados e Doutorados da UnP. Criou e obteve aprovação em quatro projetos de mestrado nas áreas de psicologia, administração, meio ambiente e energia, assim como no Programa de Doutorado em Administração da Universidade Potiguar. Consultor da CAPES, líder de Grupos de Pesquisa do CNPq e membro do Conselho Técnico e Científico da FAPERN (Fundação de amparo à Pesquisa do RN). Foi avaliador institucional e avaliador de cursos de graduação para o INEP-MEC. Antes de dedicar tempo integral à educação e à pesquisa científica, trabalhou por vários anos como empresário e diretor executivo de Marketing e Negócios Internacionais. Tem tambem Pós-graduação em Administração e Graduação Tecnológica na área de engenharia.

Fábio Chaves Nobre, Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA

Doutorando em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep, Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA.

Brenda Nathália Fernandes Oliveira, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Especializanda em Saúde Pública pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Graduada em Nutrição pela Universidade Potiguar (UnP).

Francisco Igo Leite Soares, Faculdade Diocesana de Mossoró - FDM

Mestre em Engenharia de Petróleo e Gás - UNP; Graduado em Ciências Contábeis - UERN; Professor da Faculdade Diocesana de Mossoró - FDM.

Published

2017-10-30