THE WELLBEING EFFECT OF EDUCATION: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE GASTOS EM EDUCAÇÃO E OS RESULTADOS SOCIAIS NO BRASIL - The Wellbeing Effect Of Education: An Analysis of the Relationship Between Education Expenditures and Social Results in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272018v16n1.p16-29

Abstract

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre os gastos realizados pelos estados brasileiros com Educação entre os anos de 2001 e 2010 e os resultados sociais apresentados pelas unidades da Federação de acordo com o censo do IBGE de 2010. Para isso, utilizou-se abordagem estatística com dados em séries temporais para analisar os efeitos dos gastos da educação nos resultados sociais, e foi elaborado um ranking da qualidade dos gastos públicos em educação. Os estados foram segregados de acordo com a relação entre gastos e resultados sociais. Os resultados evidenciam que o Piauí é destaque positivo pela boa colocação em resultados sociais com poucos gastos públicos com educação. Os estados do Acre e Rondônia se destacam negativamente por apresentarem baixos resultados sociais com altos gastos públicos com educação. Em termos gerais, esta pesquisa permitiu analisar, para cada um dos 27 estados brasileiros e ao longo dos anos, a relação existente entre os gastos públicos com educação e os resultados dos indicadores sociais, bem como permitiu gerar um ranking de eficiência entre os estados. Deste modo, os resultados desta pesquisa auxiliam no debate sobre o wellbeing efect of education, ou seja, o efeito de bem-estar social da educação.

http://dx.doi.org/ 10.21714/1679-18272018v16n1.p16-29

Author Biographies

Leonardo Flach, UFSC

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Administração (UFRGS), com doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin (Berlim, Alemanha). Mestre em Administração (UFSC). Bacharel em Administração (UFSC).

Luísa Karam de Mattos, Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2018-12-25