COMPROMETIMENTO E ENTRINCHEIRAMENTO ORGANIZACIONAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA COM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - Commitment and Organizational Entrenchment: A Comparative Analysis with two Institutions of Higher Education

Authors

  • Rogério Castro Destêrro e Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Gean Carlos Tomazzoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272018v16n1.p57-68

Abstract

Este estudo tem por objetivo comparar a percepção dos técnico-administrativos em educação de duas instituições de ensino superior acerca do estabelecimento dos vínculos de comprometimento e entrincheiramento com as suas organizações. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza descritiva com a participação de duas instituições federais de ensino superior: IES A localizada no estado do Maranhão e IES B localizada no estado do Rio Grande do Sul. A amostra da pesquisa foi de 242 indivíduos da IES B e 139 da IES A. A partir dos resultados foi possível verificar que o comprometimento apresentou níveis elevados nas duas instituições pesquisadas, o que revela uma vinculação emocional dos empregados com suas instituições. Os níveis de entrincheiramento organizacional demonstraram-se altos na IES A e moderados na IES B. Em síntese os resultados confirmam a coexistência dos vínculos de comprometimento e entrincheiramento nos servidores das duas instituições. Depois de um longo período em que a pesquisa sobre os vínculos do trabalhador com a organização esteve focada, quase que exclusivamente, no construto do comprometimento, a nova perspectiva de múltiplos vínculos organizacionais é reforçada com os resultados desta pesquisa.

http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272018v16n1.p57-68

Author Biographies

Rogério Castro Destêrro e Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Políticas Públicas pela Faculdade Serrana de Ensino Superior. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma

Gean Carlos Tomazzoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos Trabalho Organizações e Sociedade, vinculado a Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Published

2018-12-25