COMO ESTAMOS NA FITA? OS VÍDEOS INSTITUCIONAIS PARA A MOBILIZAÇÃO DA CONFIANÇA ENTRE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONÁRIOS - Do We Look Good on Camera? the Institutional Videos to Ensure a Trust-Based Relationship between Organizations and Employees
Resumo
A sociedade atual é vulnerável ao domínio e funcionamento de organizações que, por sua vez, podem entrar em colapso se não houver “uma” confiança geral por parte da sociedade sobre o comportamento organizacional. Ademais, em um contexto caracterizado por incerteza, risco e intensa competição, as organizações contemporâneas precisam, cada vez mais, da cooperação de seus trabalhadores. O objetivo deste estudo é identificar, a partir da análise retórica, como três companhias utilizam o vídeo institucional para mobilizar a confiança de seus funcionários. A análise retórica dos vídeos pesquisados examina as quatro tarefas principais de um orador: a invenção, a disposição, o estilo e a ação. As conclusões apontam que as companhias utilizam de maneira articulada variados argumentos de ordem racional, afetiva e emocional para atingir um objetivo imediato e outro de longo prazo, respectivamente, garantir mão-de-obra que atenda às necessidades da empresa e desenvolver a confiança de seus funcionários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados.
É permitido citar os trabalhos publicados sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte.