RELACIONAMENTO COM ORGANIZAÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS: UM OLHAR SOBRE O COMPORTAMENTO DO USUÁRIO BRASILEIRO NO FACEBOOK® - Relationship With Organizations in Social Media: a Look at the Behavior of the Brazilian User on Facebook®

Autores

  • Ademir Macedo Nascimento UPE - Universidade Estadual de Pernambuco
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O Facebook é uma rede social virtual criada em 2004 para promover o relacionamento com amigos da universidade de Harvard. No entanto, com sua consolidação como principal rede social virtual em mais de 100 países, diversas formas de utilização não previstas pelos seus criadores acabaram surgindo. Neste cenário, este estudo teve como objetivo descrever o comportamento de usuários brasileiros comparando o relacionamento com organizações com o uso pessoal. Para tal, foi aplicado um questionário online junto a 4078 respondentes das 5 regiões do país. Como resultado, percebeu-se que embora o uso pessoal seja o mais frequente, o relacionamento com organizações já ocupa uma tendência mediana de uso, destacando-se o relacionamento indireto com empresas.

Biografia do Autor

Ademir Macedo Nascimento, UPE - Universidade Estadual de Pernambuco

Professor pela Universidade de Pernambuco

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2016-03-26

Edição

Seção

Edição Especial: IV Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (2015)