AS REDES SOCIAIS DIGITAIS NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DO RECIFE - The Digital Networks in Organizational Communication: A Case Study in Recife City

Autores

  • Angela Cristina Rocha de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ionete Cavalcanti de Moraes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Camilla de Souza Padilha Feitosa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Vivian Oliveira Farias de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

No contexto das transformações ocorridas nas últimas décadas, observamos a crescente tecnologização dos processos organizacionais, inclusive expandindo-os para o mundo virtual, nos mais diversos setores da atividade econômica. Nesse sentido, inúmeros questionamentos têm sido associados ao uso das redes sociais digitais no ambiente organizacional, sinalizando ser este um dos grandes desafios atuais. Com o objetivo de analisar o uso dessas redes, seus benefícios e desafios, utilizamos a teoria da construção social da tecnologia (SCOT). Para atingir os objetivos propostos realizamos um estudo de caso de caráter qualitativo em uma rede pernambucana de restaurantes. Como resultados, observamos que os usos profissional e pessoal das redes sociais na comunicação interna e externa, ao mesmo tempo em que se apresentam como oportunidade de inovação, trazem diversos desafios, dentre os quais aqueles relacionados aos problemas no atendimento causados pelo uso indevido das redes por funcionários e aos riscos na reputação diante da permanente exposição da empresa. No processo de apropriação social das redes pelos grupos relevantes estudados, funcionários e gestores, observamos a flexibilidade interpretativa desses atores, identificando os seguintes significados relacionados às redes sociais: inovação em termos da comunicação externa e interna, fonte de vantagem competitiva, vício tecnológico, novos rumos na comunicação, velocidade e vulnerabilidade. Os novos modos de apropriação levam a um estado de fechamento provisório, em que as redes sociais digitais se recompõem e são remodeladas constantemente a partir de seus novos usos. 

Biografia do Autor

Angela Cristina Rocha de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora adjunto III da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e graduada em Engenharia Química pela mesma instituição. Especialista em Administração Financeira pela Faculdade de Administração de Pernambuco/UPE. Atualmente, é pesquisadora do Grupo de Pesquisas Lócus de Investigação em Economia Criativa da Universidade Federal de Pernambuco e do Grupo de pesquisa Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Ionete Cavalcanti de Moraes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: mentoria e aprendizagem organizacional

Camilla de Souza Padilha Feitosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vivian Oliveira Farias de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda de bacharelado em Administração na Universidade Federal Rural de Pernambuco, com participação no Projeto de Iniciação Científica ( PIBIC). Considerando a participação no projeto, experiência no que diz respeito à escrita de textos acadêmicos. Curso técnico em Logística no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em andamento. Inglês intermediário.

Downloads

Publicado

2016-03-26

Edição

Seção

Edição Especial: IV Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (2015)